1. Como/quando começou o “bichinho” das viagens?

Para a Ana desde sempre existiu o desejo de partir em viagem e a vontade de descobrir o mundo e, logo que teve oportunidade, começou a fazer esse sonho acontecer. Com o grupo de escuteiros conheceu muito do nosso país, depois lançou-se em pequenas viagens pela Europa, e daí aos Erasmus e aos projetos de voluntariado fora foi um passo.

Já o João sempre fez pequenas viagens com a família mas o verdadeiro bichinho começou a crescer com a nossa primeira viagem juntos, a Marrocos. Depois, com a grande viagem de oito meses que fizemos pelo Sudeste Asiático, ambos percebemos que as viagens iam sempre fazer parte das nossas vidas e foi aí que começamos o projeto Mais pra Lá.

2. Além de viajar, gostam muito de…

Não podemos deixar de falar da fotografia pois é a maior paixão do João. Já muito antes do bichinho das viagens se ter tornado sério, o João andava por aí de máquina em punho e sempre com vontade de aprender e melhorar mais esta técnica. Já a Ana não deixa de andar com um bom livrinho atrás.

3. Quantos países já visitaram?

Gostamos, sim, de conhecer novos países e, neste momento, a Ana soma 31 e o João 21. Mas estes números não são o mais importante, uma vez que nalguns países passámos apenas dois ou três dias, enquanto noutros passámos dois meses, além de já termos revisitado vários deles.

Cada vez viajamos mais mas o número de países visitados vai aumentando mais lentamente. À medida que o tempo passa, tendemos a viajar mais devagar e a passar mais tempo em cada sítio, procurando conhecer melhor a cultura local e tudo aquilo que o país, região, cidade ou aldeia tem para experienciarmos.

4. Viagens mais marcantes e porquê?

Há duas viagens que, sem dúvida, marcaram o início do nosso percurso como viajantes. A primeira vez que fomos ao Egito, por ter sido o nosso primeiro grande contacto com uma cultura tão diferente e por ter sido uma viagem tão intensa.

E, logo de seguida em 2017/2018, a viagem de oito meses em que percorremos por terra dez países do Sudeste Asiático. Uma viagem desta duração, sem planos e sem bilhete de volta trouxe-nos uma sensação de liberdade que acabou por marcar o nosso modo de vida daí em diante.

5. Destino que querem regressar e porquê?

Voltaríamos a (quase) todos já amanhã! Mas o Egito continua a ser aquele país onde não nos cansamos de regressar. É um país tão diferente, tão diverso e tão intenso que, cada visita, é uma experiência totalmente nova.

Apesar de já lá termos estado algum tempo, sentimos que ainda há imensos motivos para voltar, desde lugares como o Oásis de Siwa onde ainda não tivemos oportunidade de estar, a experienciar novamente a loucura da cidade do Cairo e rever os amigos que lá temos.

6. Próximos destinos e expectativas. Tendo em conta a atual conjuntura, como acham que vão ser as viagens durante e pós-Covid-19?

Este ano fizemos três viagens (Açores, Marrocos e Valência) e por isso, para já, ainda não temos o próximo plano traçado. Talvez em breve façamos algumas viagens pela Europa uma vez que nos últimos anos temos estado a explorar mais outros continentes.

Mas, quem sabe, uma viagem ao Peru e à Bolívia é uma ideia que não deixa de estar aqui a fervilhar, assim como o Irão que é um país que desejamos muito conhecer.

Felizmente, o mundo já está a abrir passo-a-passo e as restrições de viagem começam a ser mais facilmente ultrapassáveis. Achamos que, mesmo com o alívio da pandemia, estas questões continuarão a ser algo a ter em conta ao planear uma viagem para onde quer que seja. Passarão a estar, naturalmente, na lista de “a fazeres” antes da viagem a par com os vistos, documentação, medicação, reserva de voos, reserva de alojamentos, desenho do roteiro e por aí fora.

7. Dica de viagem mais valiosa que podem dar

A nossa dica é: viajar apenas com o essencial. Não levar muitas coisas em viagem permite ter facilidade de movimento e deslocação, sem ter que se andar a carregar peso desnecessário. Para além disso e segundo a nossa experiência, tudo o que não seja essencial mas acabes por precisar em viagem, certamente o vais encontrar no destino onde estiveres.

8. Lugar preferido em Portugal

Em 2020, percorremos Portugal de bicicleta e passamos dois meses e meio na estrada a surpreender-nos com o nosso país. Não descurando, ainda assim, a diversidade e a beleza do nosso continente, e a termos de eleger um único lugar, rendemo-nos aos encantos da Ilha das Flores, nos Açores.

Siga aqui o Mais pra Lá

Se querem fazer parte da comunidade SAPO Viagens no Instagram, partilhem as vossas fotos com a hashtag #sapoviagens