Quando pensa num táxi, como ele é? Muitos de nós, pensam automaticamente no icónico design amarelo de Nova Iorque, antes mesmo de pensar nas cores usadas em Portugal.

Em Portugal, durante muito tempo, os táxis foram pretos e verdes. Depois, uma norma do governo impôs aos táxis a cor bege marfim, já que muitos veículos eram importados da Alemanha, onde a cor dos táxis é o bege. Por este motivo, ficaria mais económico manter a cor original.

A partir de 1999, o proprietário passou a ter opção de escolha entre a tradicional combinação do preto e verde e a opção de bege marfim integral. Em 2018, no entanto, todos os táxis voltaram a ter de apresentar, obrigatoriamente, a cor verde-mar na parte superior e preta na parte inferior do veículo.

A cor é, assim, um importante factor que faz com que se distingam os táxis dos veículos privados. Os táxis de um único país geralmente partilham um conjunto de propriedades comuns, como a cor, mas há muitas variações de país para país nos veículos usados e nos elementos de design.

O site Budget Direct lançou uma nova série de pósteres ilustrados, onde mostra os diferentes táxis de cada país. Percorra a galeria e descubra-os.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.