a vida é bela: bem-vindo a ibiza

Foi na década de 1960 que Ibiza, tal como as restantes Ilhas Baleares, assistiu a um boom turístico com uma personalidade muito própria, acompanhando o movimento hippie e atraindo assim sobretudo visitantes jovens e em busca de vida noturna.

A fama e o proveito mantiveram-se até hoje, sendo Ibiza um dos destinos mais animados da Europa. Mas claro que para além das discotecas e clubes de renome mundial, a ilha tem outros tesouros que vale a pena descobrir.

Praias animadas ou tranquilas: a escolha é sua

a vida é uma festa: bem-vindo a ibiza

Parta à descoberta das muitas e fantásticas praias da ilha. Se busca animação também durante o dia, a Praia d’en Bossa é o seu spot. É por aqui que se encontra o Bora Bora, um dos mais animados clubes de Ibiza, onde acontecem festas de noite e de dia. Caso procure algo mais tranquilo e familiar, existe também nesta praia uma zona para si.

Outra sugestão é Las Salinas, a praia frequentada por famosos. Serviços por aqui não faltam e é também frequente encontrar vendedores de fruta e doces, e até modelos a desfilar vestidos para venda. Caso privilegie locais menos agitados propomos, por exemplo, Sa Caleta, uma praia tranquila, procurada por famílias, onde reinam as águas calmas.

Um passeio pela cidade alta

a vida é uma festa: bem-vindo a ibiza
créditos: Aníbal Amaro

Esqueça a areia e o mar por um dia e marque na agenda uma visita a Dalt Vila, a parte mais antiga de Ibiza, que significa ‘cidade alta’. Património da Humanidade desde 1999, este verdadeiro labirinto de ruas estreitas cercado de muralhas reflete bem a marca das civilizações que por aqui passaram e a sua importância comercial enquanto porto do Mediterrâneo.

Se quer mesmo conhecer o outro lado de Ibiza, não pode deixar de descobrir Dalt Vila e as suas atrações históricas. Uma delas é a Necrópole Púnica de Puig des Molins. Nas ruínas daquele que foi o cemitério da cidade durante a Antiguidade, veem-se cerca de trezentos dos três mil túmulos que aqui existiram. Aproveite ainda para visitar o Centro de Interpretação Madina Yabisa, onde pode apreciar no interior parte da muralha islâmica e duas das torres que protegiam a cidade e o porto entre os séculos XI e XVI.

A não perder é também a Catedral de Eivissa, uma igreja gótica, conhecida em Ibiza como Catedral de Nossa Senhora das Neves. Respire fundo e prepare-se para subir ao topo da fortaleza. O percurso não é dos mais fáceis, mas o esforço é recompensado com vistas fantásticas no final e ao longo do caminho.

Compras no mercado hippie e sabores irresistíveis

a vida é uma festa: bem-vindo a ibiza

Ibiza alberga lojas das melhores marcas, só que nada como dar largas à sua paixão por compras num dos mercados hippies tradicionais. Um dos mais importantes é o de Es Canar, que se realiza todas as quartas-feiras, das 10h00 às 18h00, entre abril e outubro. Criado na década de 1970, oferece mais de quatrocentas barracas, onde estão à venda artesanato de prata e pele, objetos de decoração ou peças de bijuteria. Entre um souvenir e outro, assista a uma atuação musical ao vivo e delicie-se com as iguarias locais.

Por falar em iguarias, a gastronomia de Ibiza vive dos produtos locais, como o peixe e os frutos do mar e hortícolas. A ementa é longa, mas que diz a experimentar o peix sec (peixe temperado e seco ao sol)? Para sobremesa, arruíne a dieta com orelletes, um doce feito à base de ovos, farinha, licor de anis, açúcar e azeite. E para uma digestão mais suave, termine com hierbas ibicencas, uma bebida alcoólica à base de anis. Estes e outros acepipes podem ser encontrados em diversos locais; Ibiza tem restaurantes para todos os gostos e bolsos. As zonas mais animadas são os restaurantes do Porto e os clubes das praias.

Que tal um salto a Formentera?

a vida é uma festa: bem-vindo a ibiza

A meia hora de ferry desde Ibiza está Formentera, a mais pequena ilha habitada das Baleares. Mas não se deixe enganar pela dimensão, porque a costa é bem extensa (69 quilómetros) e está recheada de praias, enseadas e outros sítios fabulosos, banhados por águas cristalinas. Formentera é também muito animada e ainda um paraíso para os amantes da natureza. Cenário da maioria pradaria do Mediterrâneo de Posidonia Oceanica (Património da Humanidade desde 1999) oferece mais de 130 quilómetros distribuídos por 32 rotas verdes, para percorrer a pé ou de bicicleta, ao longo de bosques de pinheiros e juníperos espanhóis, que ligam o interior rural à costa.

Praia, animação noturna ou tranquilidade e história são algumas das razões para visitar esta irresistível ilha espanhola, quer seja em família, numa escapadela a dois ou na companhia dos amigos. A cereja em cima do bolo: os três voos semanais que a TAP lhe oferece, desde 84 euros (ida).  Não deixe para amanhã as férias que pode (e deve) fazer hoje. Reserve já o seu bilhete e deixe-se conquistar por Ibiza. Condições em flytap.com ou no seu agente de viagens.

Ibiza desde 64€