Com tanto para sonhar, esta é a época ideal para ler um bom livro e descobrir cidades europeias enquanto folheia estas páginas.

Os 5 romances que se seguem leva-o a apaixonar-se por algumas das mais famosas capitais europeias através de uma perspetiva local.

1. Praga – A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera

Milan Kundera, um dos mais prolíficos e famosos escritores checos, descreve neste livro a vida de quatro pessoas com uma atenção especial nas suas ambições e medos, que são determinadas e impactadas por um contexto histórico específico chamado “Primavera de Praga” – o início de uma liberalização democrática e política na República Checa, depois de muitos anos debaixo do regime da União Soviética. O romance faz-nos relacionar profundamente com cada um dos personagens, enquanto nos apresenta uma cidade, Praga, transformada num breve de período de liberdade.

A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera

2. Estocolmo – Os Homens que odeiam as mulheres de Stieg Larsson

O primeiro de Stieg Larsson na trilogia Millenium, este livro passa-se em Södermalm, um dos mais conhecidos distritos de Estocolmo. O livro tornou-se num fenómeno internacional e foi adaptado ao cinema, com Daniel Craig no papel principal. Os Homens que Odeiam as Mulheres, conta a história de duas pessoas, o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander, que está a investigar um bilionário com ligações criminosas. Para os maiores fãs: existem tours que percorrem a cidade de Estocolmo para visitar os principais cenários.

3. Madrid – O Tempo entre Costuras de Maria Dueñas

Sira Quiroga é filha de uma mãe solteira que trabalha como costureira em Madrid e está noiva de um encarregado do governo. A sua vida virou do avesso por causa de dois homens: um vendedor que se tornou seu amante e o pai que nunca conheceu. Decide seguir o primeiro para Marrocos, onde é abandonada e tem de se reinventar como costureira famosa. Mas, à medida que a Segunda Guerra se aproxima, regressa a Madrid e entra no mundo da espionagem.

O romance está cheio de descrições incríveis da histórica cidade de Madrid – a zona onde Sira se desloca para comprar fio, o bairro de Salamanca, que ainda hoje existe, com lojas que estão abertas ao comércio há mais de um século.

O Tempo entre Costuras de Maria Dueñas

4. Amesterdão – O Jantar de Herman Hoch

Durante uma noite de verão em Amesterdão, dois casais encontram-se num moderno restaurante. Cada casal tem um filho de 15 anos. Os rapazes cometeram um terrível ato em conjunto, que foi filmado, e as suas imagens desfocadas chegaram a todas as casas do país; apesar do esforço policial, os rapazes continuam por identificar – por toda a gente menos pelos pais.

À medida que o fim do jantar se aproxima, a conversa finalmente recai sobre as crianças e, à medida que o civismo e amizade se desintegram, cada casal demonstra o quão longe irá para proteger os seus filhos.

amesterdão
créditos: FlixBus

5. Budapeste – Sem Destino de Imre Kertész

Vencedor de um prémio nobel, Imre Kertész narra uma história semi autobiográfica sobre um rapaz judeu de 14 anos que vive em Budapeste e foi enviado para Auschwitz durante o Holocausto. O rapaz não se vê particularmente como judeu, por isso torna-se um estranho entre os seus colegas prisioneiros. Sobrevive e regressa a Budapeste depois da Guerra. Uma vez de volta a casa, tem de se adaptar à vida na cidade, que mudou completamente, e aceitar tudo o que aconteceu.

budapeste
Fisherman's Bastion - Budapest - Hungary créditos: Flexibus

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.