Sendo a maior ilha das Baleares, Maiorca apresenta uma vasta opção de praias e calas, no total mais de 250. Como denominador comum, todas elas oferecem águas translúcidas de um tom azul turquesa, que faz delas o cartão postal desta ilha espanhola situada no Mar Mediterrâneo.
Para além da beleza das suas praias e calas (pequenas praias localizadas em enseadas entre rochedos) e da riqueza histórica e cultural das suas cidades e vilas, Maiorca tem um clima Mediterrâneo que habitualmente apresenta temperaturas ainda bastante amenas em outubro. Pelo que é uma opção perfeita para uma escapada de praia de outono, a menos de duas horas de voo de Portugal. E, seguramente, nesta altura do ano, poderão apreciar Maiorca sem as multidões que rumam à ilha na estação alta.
Pela impossibilidade de mencionar aqui as mais de 250 praias que poderão encontrar em Maiorca, trago-vos a minha seleção de oito praias e calas a não perder nesta ilha mediterrânea. Uma dica para se deslocarem em Maiorca: aluguem um carro. É possível alugar uma viatura a preços bastante competitivos (sobretudo se o fizerem com antecedência) e levantá-la no próprio aeroporto. É sem dúvida a melhor forma de visitar Maiorca com flexibilidade e ao vosso próprio ritmo.
Cala d’Or
Localizada na costa sudeste de Maiorca, Cala d’Or não só tem algumas das melhores praias da ilha, mas é também um bom sítio para se ficar alojado. De facto, as praias fantásticas com águas cristalinas, combinadas com muitas opções de alojamento, restaurantes, bares e cafés fazem desta vila uma excelente localização em Maiorca.
Cala d’Or foi em tempos uma pequena vila piscatória, antes de se transformar num resort popular, ainda assim relativamente calmo quando comparado com outras áreas da ilha, pelo menos quando a visitei em Junho. É apelidada de “Pequena Ibiza” pela arquitectura caracterizada por casas brancas com arcos e vigas de madeira ao estilo da famosa ilha vizinha, Ibiza.
Está também convenientemente localizada próxima de outros sítios a visitar em Maiorca. Mesmo se pretenderem conhecer o outro lado da ilha (onde se situam vilas históricas de montanha como Valldemossa, Deià ou Fornalutx), de Cala d’Or demorarão menos de uma hora e meia de carro.
Há várias calas bastante bonitas e facilmente acessíveis na zona de Cala d’Or, tais como Gran Cala, Cala Ferrara ou Cala Esmeralda, a minha preferida nesta zona com águas translúcidas de um azul turquesa impressionante. Na zona das praias é possível alugar espreguiçadeiras e chapéus de sol.
Existe ainda em Cala d’Or uma marina com muitos restaurantes com esplanadas sobre o mar, que é considerada a maior na costa este de Maiorca. Na zona vale ainda a pena visitar a fortaleza de Es Forti, construída no século XVIII.
Cala Llombards
Se tivesse de escolher a minha praia preferida em Maiorca (ou para ser mais precisa, a minha cala favorita), seria provavelmente Cala Llombards, também na zona sudeste. Esta cala, relativamente isolada, fica próxima de Cala d’Or e de Santanyi, e situa-se ao pé de Es Llombards, uma pequena vila com o mesmo nome da cala.
A areia branca e a água azul turquesa de uma tonalidade quase irreal, fazem de Cala Llombards uma das praias mais bonitas que visitei recentemente. A praia tem apenas 55 metros de comprimento, mas o areal estende-se para trás em forma de cone até à zona de pinhais. O enquadramento é perfeito, com falésias a contornarem a cala.
Na zona de falésias do lado direito do areal, existe um pequeno trilho de fácil acesso que recomendo para as melhores vistas da praia e da pequena vila esculpida nas rochas do outro lado da enseada.
Cala Figuera
Na mesma área de Maiorca, existe outra cala a não perder. Na verdade, Cala Figuera não é uma praia (embora tenha uma pequena cala rochosa), mas uma antiga vila de pescadores que remonta a 1306. Sendo provavelmente uma das vilas mais autênticas da ilha, Cala Figuera ainda conserva uma certa atmosfera que nos transporta para o passado.
Vale a pena passar algum tempo a explorar esta pequena vila com vistas cénicas para o mar. A zona do porto é bastante pitoresca com barcos de pesca típicos, casas brancas tradicionais e águas turquesa rodeadas por pinheiros e penhascos.
Em Cala Figuera existem vários restaurantes e esplanadas com vistas privilegiadas para a costa, caracterizada por duas enseadas bem protegidas. Cala Figuera é também o ponto de partida para alguns passeios de barco até à famosa Cala des Moro e ao arco rochoso de Es Pontas.
Cala des Moro
Considerada uma das praias mais bonitas da zona de Santanyi, o acesso a esta cala com cerca de 30 metros e dotada de grande beleza natural, é um pouco mais complicado. É necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 15 minutos, ou em alternativa visitá-la num tour de barco.
Mas o relativo esforço vale a pena, pois encontraremos uma cala idílica à nossa espera. Tendo em conta que a praia é bastante pequena, é recomendável visitá-la durante a semana ou na época mais baixa, para evitar que esteja demasiado cheia.
Praia Es Trenc
Apesar de Maiorca ser bastante conhecida pelas suas calas cénicas, também oferece aos visitantes algumas praias extensas que parecem saídas de um postal. É o caso de Es Trenc, uma praia com uma extensão de mais de dois quilómetros de areia branca, águas mornas e cristalinas.
Situada no sul da ilha, próxima dos populares resorts de Colonia Sant Jordi e Ses Salines, Es Trenc é no entanto ideal pela localização remota, propícia para relaxar.
Praia de Formentor
Esta baía rodeada de pinhais situa-se na costa norte da ilha, próxima do famoso Cabo Formentor. Oferece aos visitantes areias douradas protegidas pela sombra das árvores, assim como águas calmas e transparentes. Tendo as montanhas como pano de fundo, Formentor pode parecer um pouco mais selvagem que as outras praias de Maiorca, mas tem disponíveis desde bares e cafés, a espreguiçadeiras e chapéus de sol.
Praia d’Alcudia
Para quem prefere praias mais urbanas com todos os serviços e próximas de hotéis, restaurantes, lojas e operadores de desportos marítimos, a Playa d’Alcudia é uma excelente opção. Com águas calmas e translúcidas, areia branca e uma extensão de mais de 7 quilómetros (a mais extensa da ilha), dificilmente teremos a sensação de que a praia está demasiado cheia.
Cala Mesquida
Próxima de Capdepera na costa nordeste de Maiorca, esta cala de areia branca que se espraia por 300m desembocando numa zona de dunas e pinhais, é um local importante para observadores de aves marinhas. Para lá chegar é necessário percorrer um passadiço de madeira através das dunas. A praia oferece chapéus de sol, espreguiçadeiras, algumas lojas e restaurantes.
Para mais informações sobre o roteiro completo que a Ana, The Travel in Pink, fez em Maiorca, podem consultar o seu blog de viagens ou o artigo no SAPO Viagens sobre as vilas de montanha desta ilha.
Comentários