1. Inverness

A maior cidade das Terras Altas, Inverness fica a pouco mais de 3 horas de carro da capital escocesa, Edimburgo, ou 1h30 de avião saindo de Londres. Inverness ficou mundialmente famosa por causa do monstro do lago Ness, chamado carinhosamente de Nessie pelos escoceses. Grandes lojas, bons restaurantes, o museu dos Highlanders e um cruzeiro pelo lago Ness (que se estende para além da cidade) estão entre as atividades recomendadas.

inverness
créditos: Pixabay

2. Castelo de Cawdor

Não muito distante de Inverness, o castelo de Cawdor é famoso pelas suas ligações literárias com a obra de Shakespeare, Macbeth - mesmo tendo sido construído três séculos depois do romance. Além dos interiores sumptuosos, habitados hoje pelo clã Campbell, os jardins do castelo são uma atração à parte. Não se surpreenda se encontrar a Condessa de Cawdor durante a sua visita, uma anfitriã adorável.

Castelo de Cawdor
créditos: wikipedia/LeCardinal 

3. Glencoe

Explosões vulcânicas e glaciares foram os responsáveis pela formação deste vale icónico das Terras Altas. Tão icónico que apareceu em filmes como 007 - Skyfall, e Harry Potter (local da cabana de Hagrid). É impossível vir às Terras Altas e não fazer ao menos uma paragem em Glencoe. Quem quiser explorar mais pode escolher entre trilhos a pé, trilhos de mountain bike e até mesmo esquiar nos meses de inverno, no Glencoe Mountain Resort.

Glencoe
créditos: Pixabay

4. Fort William & Ben Nevis

A cidade de Fort William é muito procurada pelos aventureiros que querem desbravar Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha. Próximo de Ben Nevis há um sistema de gôndola, o Nevis Range, que oferece boas vistas sobre a montanha e do vale ao seu redor. E é em Fort William que pode embarcar na locomotiva a vapor Jacobite, também conhecida como Expresso de Hogwarts.

Fort William
créditos: Pixabay

5. Glenfinnan

Há em Glenfinnan um monumento de grande importância histórica, uma homenagem aos clãs escoceses que lutaram e morreram pela causa Jacobita (retratada, por exemplo, na série Outlander). Foi inaugurado em 1815, no exato local onde Bonnie Prince Charlie iniciou o Levante Jacobita.

Glenfinnan
créditos: Pixabay

6. Castelo Eilean Dolan

Um dos castelos mais fotografados em toda a Escócia, Eilean Donan foi construído numa ilhota com vistas para a Ilha de Skye, num ponto onde três grandes lagos se encontram. A paisagem é de tirar o fôlego. As origens do castelo remontam ao ano 634 d.c., quando o bispo Donan escolheu o local para fundar um mosteiro.

Castelo Eilean Dolan
créditos: wikipedia/© Guillaume Piolle

7. Ilha de Skye

Citada em músicas folclóricas escocesas como "The Skye Boat Song", a mágica Ilha de Skye foi rota de fuga para Bonnie Prince Charlie, após a Batalha de Culloden. Entre os atrativos da ilha estão Portree, a capital, e lugares como Fairy Glen Quiraing, Kilt Rock e Old Man of Storr. Vale ainda uma visita ao Kinloch Lodge, onde à sua frente encontra o mundialmente famoso restaurante do chef Marcello Tully.

 Ilha de Skye
Escócia créditos: Pixabay

8. Rota North Coast 500

Considerada a versão escocesa da Rota 66 (EUA), a North Coast 500 é uma rota que explora as vilas costeiras das Terras Altas da Escócia. Castelos românticos, praias de areia clara e ruínas históricas estão entre os destaques da NC500.

Rota North Coast 500
créditos: Pixabay

9. Campo de Batalha Culloden

Um marco na história escocesa, a Batalha de Culloden foi o culminar do Levante Jacobita e a última batalha em solo britânico, a 16 de abril de 1746. O desfecho foi trágico: 1.500 soldados jacobitas mortos, 700 deles nos primeiros 3 minutos. O que aconteceu antes, durante e após este dia é contado com riqueza de detalhes no Culloden Battlefield Visitor Centre, perto de Inverness. A experiência começa com a exposição no museu interativo, seguido de uma caminhada pelo campo onde tudo aconteceu, e onde hoje se encontram memoriais erguidos em homenagem aos combatentes mortos, enterrados ali mesmo.

Campo de Batalha Culloden
créditos: Pixabay

10. Compras na House of Bruar

Um paraíso de compras nas Terras Altas! A House of Bruar é uma loja de departamentos que reúne os melhores produtos da Escócia. Roupas, acessórios, decoração, alimentos... há de tudo um pouco e de primeira qualidade. Se quiser algo um pouco mais em conta, dirija-se ao outlet de liquidações, ao lado da loja principal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.