Já na terceira edição, esta iniciativa única em todo a região de Trás-os-Montes e Douro, continua a assumir-se como um evento cultural diferenciador capaz também de projetar o nome de Carrazeda de Ansiães como destino cultural.

As iniciativas, centradas na percussão, são muito diversificadas: performances de rua, cinema documental, workshops de cajon e percussão tradicional portuguesa, animação de rua e concertos. Este desenho de programação serve o propósito de dar a conhecer projetos nacionais e internacionais nesta área musical.

A intervenção da comunidade é um ponto fundamental do evento. Assim, o Tum Tá Tum Tum, para além de dinamizar vários espaços da vila, incluirá na sua programação grupos locais de percussão numa interação que se vem fazendo em todas as edições.

A entrada é gratuita. Uma organização da promotora sediada em Vila Real De Mi Para Si.

PROGRAMAÇÃO

28 JULHO

17H
Batucada Bloquinho Aperta
A Associação de Percussionistas e Bateristas (A.PER.TA) nasceu no ano de 2004 na cidade de Vigo com o objetivo de apoiar e promover a música em geral, em particular a percussão.
O Bloquinho de samba Aperta é a formação que mais se destaca pela idade, experiência e popularidade. O Bloco de Aperta conquistou vários prémios em várias localidades, entre os quais "Comparsa mais festeira", "Melhor caracterização no enterro do meco" ou "Comparsa de mejor ambientación musical en directo".

Cinema Documental
É um espaço alternativo de exibição contínua de documentários com a temática “percussão”

18H
Workshop Percussão - Cajón
Cajón é, talvez, o instrumento que mais notoriedade tem tido nos últimos anos, sendo inúmeros os músicos de várias áreas da música que a ele recorrem. Esta proposta de workshop é uma excelente oportunidade de proporcionar aos músicos de Carrazeda de Ansiães, e não só, um contacto direto e privilegiado.

Always Drinking Marching Band
Este projeto ganhou vida no Verão de 1997. Dado o sucesso imediato, deram início a uma carreira artística com o propósito de apresentar animação musical de rua com características diferentes e que fosse uma fusão entre as “Charangas”, as “Fanfares” e as “Brassbands”. A partir de 2009, levam os seus espetáculos das ruas para os palcos, criando novas formas de entretenimento musical onde o humor não poderia faltar.

21H30
BATALÁ Braga
Grupo de SAMBA REGGAE sediado em Braga e que integra o movimento mundial de percussão afro-brasileira Batala Mundo.

22H
Batucada Bloquinho Aperta

23H
Always Drinking Marching Band

29 JULHO

17H
BATALÁ Braga

Salas Documentário

18H
Workshop com Rui Rodrigues
Toda a gente possui o seu ritmo, toda a gente pode explorar a percussão!
Rui Rodrigues nasceu em Amarante e reside em Braga desde 1985. É baterista independente (autodidata aos quinze anos e, mais tarde, aluno particular de Wagner Ribeiro de Carvalho e de Michael Lauren) e membro cofundador dos Big Fat Mamma, dos Red House Blues Band e dos Pyroscaphe. Atualmente é diretor artístico e membro cofundador da Associação Bombos com Alma e autor do Manual de Percussão Tradicional - Grau I Minho. Compôs mais de 20 temas originais para diversos grupos de percussão tradicional de todo o país.

21H30
BATALÁ Braga

22H
Lúmen, Gigantes de Luz
Desfile noturno, em que vários bonecos gigantes caminham e se movem coreograficamente ao som da música. Este é um espetáculo incrível, no qual grandes bonecos (até 4,8 metros) emitem luz graças a dispositivos de LED.

23H
Sanke World Music
SANKE nasce como um encontro musical intercultural – o virtuoso músico multi-instrumentista Aboubacar Sylla é a alma deste projeto que lidera com a kora, num estilo único que funde a sua raiz africana com o funk, o flamenco ou o jazz. A residir em Espanha desde 2001, formou e integrou diversos projetos cruzando instrumentos tradicionais africanos com sonoridades europeias.
Sanké representa a universalidade da world music, onde a diversidade se encontra para dialogar numa única linguagem: a música!