O Solar do Vinho do Porto em Lisboa apresenta-se renovado e com melhores condições para acolher todos os que querem saber tudo sobre o Vinho mais identitário do País. Ocupa um espaço no novo Palácio de Ludovice Wine Experience Hotel, uma unidade hoteleira de luxo, onde o vinho e todo o fascinante mundo que o rodeia é um elemento presente em cada recanto.

"Este é mais um vetor de promoção do vinho do Porto, mas também dos vinhos do Douro, onde é possível provar e adquirir todas as categorias de vinho da Região Demarcada, num ambiente de grande glamour e propício a conhecer mais sobre uma região onde o vinho tem papel preponderante", considera Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP).

O Solar fica estrategicamente colocado numa zona nobre da cidade de Lisboa, entre locais de grande movimento, como o Chiado, o Bairro Alto e o Príncipe Real, com uma vista panorâmica de São Pedro de Alcântara e do icónico Elevador da Glória.

Foi renovado com uma intervenção do arquiteto Miguel Câncio Martins, autor de projetos como o Buddha Bar, em Paris, ou o Opium, em Londes. A oferta do espaço, numa parceria com o Palácio de Ludovice Wine Experience Hotel, inclui provas comentadas e harmonizadas com as mais diferentes iguarias, para fomentar a ideia que o vinho do Porto goza de polivalência de consumo e não tem de estar só associado a momentos festivos. Estas experiências carecem de marcação prévia.

São 150 as marcas que estão presentes no Solar do Vinho do Porto em Lisboa, mostrando toda a diversidade de produção na região e os diferentes perfis ditados pelos diferentes terroirs de cada sub-região que constitui a Região Demarcada do Douro.

DR

Para que a experiência possa ser usufruída em toda a sua plenitude, pessoas devidamente formadas darão dicas sobre como melhor servir o vinho, seja no copo a utilizar, seja na temperatura ideal a que o vinho deve ser provado.

"Temos vindo a desenvolver um trabalho tendente a alargar os momentos de consumo do vinho do Porto e a conquistar públicos que tradicionalmente não são consumidores do produto. Este é mais um passo nesse rumo que tem vindo a ser trilhado, acredito que com sucesso", explica Gilberto Igrejas.

O Palácio de Ludovice data de 1747, ano da sua conclusão pelo arquiteto alemão João Frederico Ludwig, e alberga o Solar do Vinho do Porto em Lisboa desde 19 de fevereiro de 1946.