Através da análise de dados de 2,2 milhões de falantes não nativos da língua inglesa de 100 países e regiões, o relatório do EF English Proficiency Index determinou quais são os países que melhor e pior expressam-se em inglês.
Eis do top 10:
- Holanda
- Dinamarca
- Finlândia
- Suécia
- Noruega
- Áustria
- Portugal
- Alemanha
- Bélgica
- Singapura
Estes dez países obtiveram uma classificação "muito alta" na proficiência em inglês. Portugal conseguiu a melhor posição desde que este estudo começou a ser feito e também ficou em 7º lugar entre o top de países europeus. Veja o mapa.
Portugal tem subido posições neste ranking desde 2011, quando ficou em 15º lugar. No ano passado, estava no 12º lugar e, este ano, consegue a 7ª posição.
No sul da Europa, são os portugueses que melhor se expressam em inglês. Os outros países estão mais distanciados: Grécia (21º), França (28º), Itália (30º) e Espanha (34º).
No que toca às cidades, também há presença portuguesa no top 10. O Porto ficou em 9º lugar entre as cidades que melhor falam inglês, na lista composta por: Copenhaga, Amesterdão, Helsínquia, Oslo, Viena, Estocolmo, Berlim, Hamburgo e Budapeste. Lisboa ficou em 14º lugar.
Sobre as regiões que melhor falam inglês, o relatório, que analisou dados de pessoas com uma média de idade de 26 anos, destaca o continente Europeu, seguido da Ásia, África, América Latina e Médio Oriente. De facto, é nesta última região que está a maioria dos países onde os nativos não dominam o inglês: Arábia Saudita, Omã, Iraque e Tajiquistão.
De acordo com este estudo, um domínio elevado da língua inglesa representa mais abertura, integração e inovação.
Veja aqui o relatório completo.
Comentários