Da encantadora cultura da cidade portuária às suas margens acidentadas, a Escócia é um refúgio natural para descobrir o património, encontrar aventuras e absorver a tranquilidade.

Acrescente uma série de grandes eventos, festivais exclusivos e novas exposições de arte inspiradoras e torne a Escócia num destino obrigatório em 2020.

Festivais costeiros divertidos

Ao longo de toda a costa da Escócia

Os visitantes podem experimentar uma variedade de festivais destacando a impressionante vida selvagem, lagos e cultura costeira do país ao longo de 2020. Aprenda sobre a história marítima do país no Scottish Traditional Boat Festival de Portsoy de 20 a 21 de junho ou compre bilhetes para o Edinburgh Film Festival , que apresentará a costa da Escócia de 17 a 28 de junho de 2020.

Como uma das poucas cidades da Europa onde golfinhos são visíveis, Aberdeen irá acolher o DolphinFest em abril de 2020, com atividades pop-up em toda a cidade, exibições de arte e limpeza de praias.

Os visitantes também podem aproveitar a noite do Rio de Luz em Kip Marina, a 10 de outubro, quando barcos iluminados criarão uma variedade deslumbrante de reflexões mágicas. Ou vá ao Clydebuilt Festival de Glasgow, com a maior corrida de remos em águas abertas da Escócia, com atividades divertidas e um impressionante espetáculo noturno de abertura, tudo de graça de 19 a 20 de setembro.

Cultura celta

De 16 de janeiro a 2 de fevereiro, Glasgow será transformada num festival de música, raízes e world music, celebrando a música celta e as suas ligações com culturas do mundo inteiro. O Celtic Connections Festival é o maior festival anual de música de inverno do género e a principal celebração britânica de música celta, com 2.100 artistas e 300 eventos em 20 locais, incluindo espetáculos, palestras, exposições de arte e workshops.

Idealizado em torno do "Ano da Costa e das Águas" da Escócia em 2020, um boneco ecológico de dez metros de altura será apresentado no festival. Criado a partir de produtos reciclados e naturais, o 'Storm' promoverá a importância do meio ambiente e das águas na Escócia. Após a grande estreia do boneco no Celtic Connections, o 'Storm' fará uma digressão pelo país ao longo do ano.

Glasgow
Glasgow créditos: Pixabay

Aventuras aquáticas

Apelidada de Costa dos Golfinhos, Moray Firth e Costa de Banffshire são locais privilegiados para ver golfinhos-roaz no seu ambiente natural. A colónia em Moray Firth é a mais setentrional do mundo e os golfinhos também estão entre os maiores, com uma média de quase quatro metros de comprimento.

Chanonry Point e a imponente fortificação militar em Fort George também são locais populares para espiar golfinhos a partir da terra, enquanto passeios de barco e cruzeiros de vida selvagem com o DolphinSpirit Inverness levam os visitantes a um passeio memorável.

Nadar com tubarões

Os visitantes podem nadar com o segundo maior peixe do planeta durante os meses de verão, já que os tubarões-frade são vistos regularmente nas águas de The Hebrides, na Escócia. As espécies enormes, com até 10 metros de comprimento, são gentis e sem dentes, o que significa que é possível nadar com elas e uma grande variedade de outros animais selvagens, incluindo golfinhos e focas.

foca
créditos: Pixabay

As excursões ocorrem de abril a outubro, coincidindo com a migração dos tubarões para as águas escocesas, e a natação, o caiaque e o mergulho com snorkel em torno das criaturas são incrivelmente populares. Os pontos de acesso incluem a costa de Oban, o Firth of Clyde e perto das ilhas de Coll, Canna e da ilha de Tiree.

Mergulho e snorkel

A Escócia é o lar de uma vida marinha maravilhosamente diversa e de vários navios naufragados que são fantásticos para o mergulho. Aninhado no coração das Ilhas Órcades, o Scapa Flow é uma das maiores ancoragens protegidas do mundo e é um cemitério de navios afundados.

Explore o Sound of Mull com o Lochaline Dive Center ou mergulhe na história do Firth of Clyde com a Wreckspedition. Se os visitantes procuram viagens de um dia ou mesmo acomodações a bordo em barcos especializados, a Escócia tem uma variedade de opções para oferecer. O Puffin Dive Center em Oban ajuda os iniciantes a descobrir as delícias do mergulho, enquanto partes selecionadas das costas de Berwickshire e North West Highlands são trilhos designados para snorkel

Rafting

Os rios da Escócia oferecem alguns dos mais emocionantes passeios de rafting naturais da Grã-Bretanha, que podem ser experimentados ao longo do ano por fãs de desportos de todos os níveis e experiência. As águas mais calmas nos meses de verão são ideais para iniciantes, enquanto o desafiador rafting de Grau 4 ou 5 segue o derreter da neve no início da primavera ou após chuvas significativas.

O rio Findhorn, no parque nacional de Cairngorms, oferece emoção e belas paisagens. Como um dos últimos rios selvagens da Escócia, as condições climáticas geralmente regulam quais as seções do rio que podem ser usadas. As correntes do rio Tay são populares entre os caçadores de emoções, enquanto as barragens no rio Garry, perto de Fort William, fornecem águas para todos entre abril e outubro.

Surf

Thurso, na ponta norte do continente escocês, é famosa pelas suas ondas, enquanto a Ilha de Tiree oferece excelentes condições de surf e é o lar do Tiree Wave Classic, uma das principais competições de windsurf da Grã-Bretanha, que acontece de 10 a 16 de outubro em 2020.

Clássicos culturais

A coleção MacKinnon

As galerias da Escócia preparam-se para um ano de exposições, mostrando as obras de alguns artistas mundialmente famosos. Aberto até 16 de fevereiro de 2020 na Galeria Nacional da Escócia, o Álbum de Fotos da Escócia: The MacKinnon Collection, oferece aos visitantes uma visão única do passado da Escócia. Desde o nascimento da fotografia até a década de 1940, esta coleção gratuita de fotografias impressionantes narra a rica herança e cultura do país.

Pela primeira vez desde 1704, cinco das maiores obras de Ticiano serão exibidas juntas na Galeria Nacional da Escócia, de 11 de julho a 27 de setembro de 2020. Os épicos mitológicos em larga escala mostrados em Ticiano: Amor, Desejo, Morte são exemplos fantásticos de arte poética do século XVI que certamente deixará os visitantes encantados.

Outros eventos a não perder

Festival Internacional de Glasgow

Depois de ser nomeado recentemente como o principal centro cultural e criativo do Reino Unido pela Comissão Europeia, o burburinho artístico de Glasgow será mais forte do que nunca em 2020. De 24 de abril a 10 de maio, o Glasgow International Festival apresentará uma série de novas exposições e exibições emocionantes em torno da cidade, com o tema deste ano em torno da ideia de atenção humana.

Os visitantes podem apreciar as habilidades dos gaiteiros e dançarinos das montanhas e maravilhar-se com a resistência dos corredores de montanhas e atletas internacionais a 5 de setembro de 2020, no The Braemar Gathering - um dos eventos anuais favoritos da rainha. Os visitantes podem experimentar a Escócia contemporânea e desfrutar de música ao vivo, artes e artesanato assim como comida e bebida local.

gaita foles
créditos: Pixabay

Festival de Cerveja Artesanal de Edimburgo

Venha saborear o melhor da moderna cultura e criatividade cervejeira no Edinburgh Craft Beer Festival. Uma linha de cervejarias de classe mundial, grandes nomes da música e a melhor comida de rua da Escócia irão reunir-se para três dias de comemoração em julho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.