A Praia Fluvial da Fraga da Pegada, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebe no sábado, o Festival Simbiose que tem por objetivo valorizar o património cultural e natural do território do Nordeste Transmontano, foi ontem divulgado.
Em comunicado, o município de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, explica que os elementos culturais únicos da região fazem parte deste festival intermunicipal que vai decorrer numa das praias fluvais da albufeira do Azibo.
O festival Simbiose está inserido no Programa Património Cultural - Programação Cultural em Rede - Imaterial “e que tem como objetivo valorizar o património cultural e natural, através da organização e promoção de eventos culturais com impacto na projeção da imagem da região e do incremento de fluxos turísticos”.
Este projeto funciona em rede com os municípios de Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro e Vinhais e tem como base a coprodução e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes.
Em Macedo de Cavaleiros, a noite de sábado será preenchida com o espetáculo Folia e terá os “Galandum Galundaina” a protagonistas, na reinterpretação, plena de identidade, do património musical e etnográfico transmontano.
A 27 de agosto, a Praça das Eiras de Macedo de Cavaleiros recebe um Festival de Folclore, por ocasião do 45.º aniversário do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros (GCER).
Já a 03 de setembro, "as emoções sobem a um patamar mais radical, graças a uma nova edição do 'Aziborne Extreme', um evento desportivo que junta desportos radicais à paisagem única do Nordeste Transmontano".
Do programa desta iniciativa fazem parte atividades como: corrida (14 quilómetros), canoagem (quatro quilómetros), ciclismo (52 quilómetros) e parapente (três quilómetros) são as quatro modalidades que compõem o evento, peça de um ‘puzzle’ mais vasto que visa tornar o concelho sementeira de novas dinâmicas, turísticas e não só.
Comentários