A Itália já tem voos "COVID-free" - onde os passageiros são testados antes do embarque e na chegada - de Roma para Atlanta e Nova Iorque e agora, a principal operadora ferroviária do país anunciou planos para comboios "COVID-free", incluindo para os principais destinos turísticos de Itália.

Gianfranco Battisti, CEO da Ferrovie dello Stato Italiane, disse que nesses comboios, tanto os passageiros quanto os funcionários serão testados antes do embarque. Os passageiros deverão chegar à estação uma hora antes da partida.

"Vamos lançar um comboio COVID-free no início de abril", disse Battisti, citado pela CNN. "Escolhemos a rota Roma-Milão para a fase inicial de testes. Depois, vamos implementá-la para destinos turísticos durante o verão. Será uma oportunidade única que permitirá que as pessoas visitem destinos como Veneza e Florença."

A empresa está a trabalhar com a Cruz Vermelha e a Proteção Civil Italiana nos testes. Um porta-voz da Trenitalia - do grupo Ferrovie dello Stato Italiane - disse à CNN não é possível avançar mais detalhes no momento, no entanto, espera-se que os bilhetes Roma-Milão sejam colocados à venda em breve.

Os comentários de Gianfranco Battisti foram feitos durante a apresentação do "treno sanitario", na presença do ministro da Saúde de Itália, Roberto Speranza. O chamado comboio médico, equipado com instalações de terapia intensiva, foi projetado para transportar até 21 pacientes para outras áreas da Itália ou do exterior para aliviar a pressão sobre as instalações hospitalares. Foi desenvolvido enquanto Itália luta com uma terceira vaga de COVID-19, e alguns serviços regionais de saúde estão sob mais pressão do que outros.

Atualmente, os comboios italianos operam com 50% da capacidade e os passageiros devem usar máscaras durante a viagem.