Para aqueles que têm a sorte de possuir um superiate, a perspectiva de escapar para águas abertas e viver no luxo continuou a ser uma realidade durante a pandemia. No entanto, ter que atracar para recolher suprimentos, trabalhos de manutenção ou mesmo para receber novos hóspedes a bordo, pode ser um problema e uma ameaça à segurança.

A empresa australiana de design marinho Incat Crowther e os designers de embarcações de apoio de iates ShadowCAT, a equipa por trás do maior e mais impressionante navio de apoio do mundo, vencedor do World Superyacht Award, deram um toque de segurança na sua mais recente embarcação de apoio. O novo catamarã ShadowCAT Haven funcionará como uma instalação de testes COVID-19 e espaço de quarentena. Os superiates têm, frequentemente, uma embarcação de apoio para armazenamento de jet-ski, submarinos e materiais de mergulho, por exemplo. No entanto, ter hospitais, equipas médicas e laboratórios no mar é um verdadeiro sinal de inovação.

Os engenheiros da Incat Crowther descreveram a sua última criação como uma "camada protetora" para os principais superiates. Entre deixar a costa e embarcar no iate, os hóspede e membros da tripulação serão testados para COVID-19 e passarão um período de quarentena no navio de apoio. O catamarã de casco duplo está equipado com os mais recentes equipamentos de teste  para evitar a propagação do vírus.

Com quase 70 metros de comprimento, o ShadowCAT Haven pode hospedar 52 tripulantes e membros da equipa, além dos hóspedes. O luxuoso local de quarentena possui sistemas de ar condicionado e circulação juntamente com "superfícies nanotecnológicas" que destroem bactérias e vírus. Para evitar que o superiate tenha qualquer contato com a costa,  a embarcação de apoio também será o ponto de entrega de quaisquer mercadorias necessárias para a embarcação principal, além de dispor de um heliporto.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.