Foto: Almir conheceu mais de 20 países num ano e meio de mochila às costas pelo mundo (PRNewsfoto/Almir Junior)

O imaginário da população brasileira ainda trata as viagens como algo distante. Pelas dificuldades económicas do país, muitas pessoas trabalham durante anos para, mais tarde, começar então a viajar. Por mais sentido que isto faça, esta longa espera não pode ser tratada como a única alternativa. Sair da zona de conforto também é uma possibilidade.

Influenciador digital com mais de 150 mil seguidores, Almir Junior é um exemplo disso mesmo. Ainda jovem, chegou a ter uma empresa com o objetivo justamente de acumular património suficiente para viajar. O negócio ia bem, mas faltava a realização pessoal. A partir daí, foi necessária coragem para largar tudo e realizar os seus sonhos.

“A minha agência estava a correr muito certo e eu, com apenas 24 anos, ganhava mais de cinco dígitos por mês. Mas eu queria mais. O meu sonho era ser livre e viver a viajar pelo mundo, mas na minha cabeça o único meio para fazer isso era ficar milionário antes. Até que conheci a Ana, que viajava pelo mundo inteiro mesmo sem ter muito dinheiro. Ela ia fazendo dinheiro pelo caminho. Mais do que viajar, ela tinha vida, uma energia diferente", conta o influenciador.

Deparar-se com uma realidade tão distinta fez Almir pensar. Depois de um período de tempo, deixou para trás a empresa que fundou do zero e resolveu começar as suas viagens mesmo sem ter o que esperava acumular na sua conta bancária. A zona de conforto ficou para trás e uma nova vida começou, sem código postal ou residência física.

Almir junior
Almir Junior é um dos grandes nomes do Instagram e do Youtube quando o assunto é viagens créditos: PRNewsfoto/Almir Junior

“Precisei de me ver livre da vida que tinha planeado para viver aquela que estava à minha espera, seguindo o exemplo da Ana, propus-me a não gastar o dinheiro que ganhei ao vender a minha empresa. Se ela ganha o dinheiro durante o caminho, farei o mesmo. Comecei, então, a tocar nas ruas e estações de metro por onde passava. Só queria viver livre, sem trocar todo o meu tempo por pedaços de papel. E consegui", valoriza.

A experiência não podia ter corrido melhor. Após um ano e meio de mochila às costas, visitou mais de 100 cidades em 20 países diferentes. Neste processo, conheceu pessoas novas, lugares únicos e culturas bem diferentes do que estava habituado. Tudo isto com dinheiro que fez não só com a música, mas também a vender brigadeiros e como tradutor de inglês e espanhol, língua que aprendeu durante a viagem. Ao todo, foram menos de 60 dias a trabalhar para suportar as despesas.

Ao longo das suas viagens, Almir resolveu criar conteúdos sobre a sua trajetória, visando inspirar o máximo de pessoas justamente a sair da zona de conforto e realizar os seus sonhos. O @euvivoisso foi crescendo e transformou a sua jornada num outro trabalho: o de nómada digital.

"Comecei a ser empreendedor e a transformar os seguidores em clientes. Trabalho a partir de qualquer lugar do mundo, crio os meus produtos digitais, faço vídeos no YouTube, montei a minha loja virtual, sou mentor, produzo conteúdos exclusivos para assinantes no Instagram e ganho dinheiro na internet até quando estou a dormir, enfim. É só o início”, afirmou.

O que era para ser um "ano sabático" à procura de um novo propósito de vida, tornou-se numa grande jornada de três anos, realizando sonhos e descobrindo uma nova forma de ganhar dinheiro, nas ruas e na internet, Almir Junior serve de exemplo a milhares de pessoas que também sonham em viajar, mas que esperam uma eternidade até ter muito dinheiro para isso.

"Conquistei a minha liberdade de tempo, geográfica e financeira, ajudando outras pessoas a fazer o mesmo. O resultado que eu tenho hoje é maior e mais gratificante do que na época da agência. Valeu a pena arriscar tudo", finaliza o influenciador.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.