Com cerca de 100 expositores, a iniciativa vai decorrer a partir de sexta-feira, dia 5, no renovado espaço do Complexo Multiúsos das Eiras, até domingo, tendo por objetivo “mostrar o melhor que o concelho tem”.

“A FACAL reforça novamente a sua aposta na cultura como veículo de promoção e valorização do turismo, dos produtos regionais, do tecido empresarial e da gastronomia”, disse hoje à agência Lusa a vice-presidente do município alentejano, Ana Carmo.

A par disso, continuou, a feira é “o maior evento anual em Almodôvar”, proporcionando “uma grande dinâmica ao comércio local, assim como à restauração e à hotelaria”.

A vice-presidente da Câmara de Almodôvar realçou ainda o regresso da feira ao Complexo Multiúsos das Eiras, afirmando esperar três dias de “casa cheia”.

“Estamos a falar de um espaço completamente renovado, moderno, apelativo e amplo, agora com vários acessos e com condições logísticas melhoradas, que promete agradar a quem visitar e participar nesta edição da FACAL”, notou.

A 27.ª edição da FACAL é inaugurada oficialmente na sexta-feira, pelas 18:00.

A música é um dos destaques no programa da feira, com o palco principal a receber concertos de Quim Barreiros, Santa Maria e Cura, na sexta-feira à noite, de RAYA e D.A.M.A., no sábado, e de Carminho, no domingo.

O cante alentejano também não faltará no evento, com o palco secundário a receber, ao longo dos três dias, os diversos grupos corais do concelho, assim como espetáculos de danças de salão, de ginástica aeróbica e de ballet, entre outros.

‘Workshops’ de gastronomia e artesanato, animação itinerante com a Orquestra Improvável, bares e tasquinhas são outros dos destaques da edição deste ano da FACAL, segundo a autarquia.