Milhões de chineses estão a viajar por todo o país num surto de "turismo de vingança" após vários meses de quarentenas, bloqueios e restrições aos movimentos. O Ministério da Cultura e Turismo da China espera que cerca de 550 milhões de pessoas façam viagens dentro do país durante a Golden Week, o período nacional de oito dias de férias, que abrange o feriado do Dia Nacional da China e o Festival de Outono.

O termo “turismo de vingança” tem sido frequentemente usado nos meios de comunicação chineses e é definido como a esperança do governo de que as pessoas viajem ou consumam mais do que normalmente fazem, devido ao facto de terem estado confinados.

De acordo com o South China Morning Post, 15 milhões de voos devem ocorrer entre 1 e 8 de outubro, enquanto as reservas de hotéis para a Golden Week aumentaram 50%, segundo a Reuters. O site de reservas de viagens Qunar comunicou que as reservas de hotéis dobraram para destinos populares como a Cidade de Dali e a Cidade Antiga de Lijiang, na província de Yunnan, ou para Sanya, em Hainan, uma ilha no sul do país.

Mais de 500 locais estão a oferecer entradas gratuitas ou com preços reduzidos para atrair visitantes, enquanto as autoridades esperam que os gastos dos consumidores e as viagens durante a semana de férias se traduzam numa melhora da economia.

Embora a China tenha contido amplamente o vírus, sem novos casos transmitidos localmente em quase dois meses, os efeitos de meses de paralisia ainda persistem na economia do país. O volume de turismo doméstico que as autoridades prevêem para a Golden Week deste ano fica aquém do ano passado, quando quase 800 milhões de pessoas viajaram pelo país.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.