“O objetivo é conjugar os eventos fixos culturais ou desportivos, que se realizam no concelho nas quatro estações do ano, com sugestões de roteiros e visitas por exemplo ao Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), à aldeia monumento de Sistelo, à Floresta Encantada, ou um passeio pelo rio Lima”, explicou o presidente da câmara, João Manuel Esteves.

Em declarações à agência Lusa, à margem da apresentação pública do projeto, o autarca social-democrata de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, explicou que as experiências turísticas criadas para as quatro estações do ano constam de uma brochura interativa, disponível a partir de hoje, no sítio oficial da autarquia na Internet ou na página VisitArcos que o município criou para a dinamização turística do território.

“Pretendemos aumentar a visibilidade e notoriedade do concelho, reduzir a sazonalidade, oferecer propostas inovadoras que chamem cada vez mais turistas nacionais e internacionais e atrair fixar investimento”, sublinhou.

O projeto disponibiliza “aos visitantes motivos para visitar o destino ao longo de todo o ano, através de quatro roteiros definidos para cada estação, minimizando, por um lado, questões de sazonalidade e, por outro, excesso de concentração de turistas em certas alturas do ano”.

A brochura interativa “dispõe de um roteiro e um mapa associados a cada estação, agregando a oferta natural, cultural, patrimonial e os eventos do município, de forma a criar uma narrativa apelativa para quem visita o destino”.

A apresentação deste projeto decorreu no âmbito da assinatura de contratos com dez empresas do concelho no âmbito do Investarcos.

Com um orçamento de 73.343 euros, o programa de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego em Arcos de Valdevez destina-se a apoiar a criação e promoção do emprego e empreendedorismo de micro e pequenas empresas em todo o concelho.