Faltando pouco mais de dois meses para início dos Jogos, que serão realizados em Pequim entre os dias 4 e 20 de fevereiro, a pequena Wang Yuji, muito bem protegida do frio, prepara-se para fazer uma descida em cima da prancha, sob os olhares atentos dos pais.
Ao contrário de muitos principiantes que se esforçam para manter o equilíbrio em cima de um pedaço de madeira que escorrega sobre a neve, a bebé mostra uma desenvoltura desconcertante para a idade.
Yuji descobriu a neve no início de novembro, durante um período de férias com a família.
Desde então, a pequena junta-se todas as manhãs a outros praticantes, muito mais velhos do que ela, nas pistas da estação de esqui de Thaiwoo, em Chongli Zhangjiaku, uma das localidades que receberão provas dos próximos Jogos Olímpicos.
Situada a cerca de 150 quilómetros de Pequim, Chongli Zhangjiaku sediará eventos de esqui cross-country, biatlo, salto de esqui, esqui estilo livre e snowboard.
Yuji ainda é muito pequena para controlar a velocidade da prancha, e também a direção, então, sempre é acompanhada de perto por seus pais. "Muito bem!", exclamam, enquanto correm a seu lado.
Desde que Pequim foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos, a China tem investido forte nos desportos de inverno. As estações de esqui multiplicaram-se pelo país e milhões de chineses, ansiosos por atividades de lazer, começaram a praticar esqui e snowboard.
O pai de Yuji, Wang Shu, é um desses convertidos que resolveu adotar o snowboard. Animado pelo talento de sua filha, afirma que pretende se tornar um instrutor para ajudar a pequena a evoluir no desporto.
Quando Yuji não está de pé deslizando sobre a prancha, ela gatinha na neve fresca e tenta dar os primeiros passos.
Os seus vídeos têm dezenas de milhões de visualizações nas redes sociais chinesas, e a pequena 'snowboarder' recebeu o apelido de Beibei ("Bebé") do seu exército de admiradores online.
Em Thaiwoo, é reconhecida por muitos que passam, que aproveitam a oportunidade para tirar fotos e postar nas redes sociais.
Comentários