Já foi eleita como uma das grutas mais belas do mundo e a sua imagem correu o mundo, trazendo também um aumento exponencial de visitantes nos últimos anos. Assim, para preservar este sítio protegido e assegurar a sua beleza natural, o Turismo do Algarve vai limitar o acesso ao Algar de Benagil.

As medidas foram divulgadas esta semana e entram em vigor a 13 de agosto. A partir daí, está proibido desembarcar no areal da gruta, bem como visitá-la a nado ou com outros meios de flutuação - regra aplicada tanto a empresas como a particulares. Também não será permitido o aluguer de caiaques sem guia, nem a realização de pesca submarina, recreativa ou mergulho no interior das grutas ou nas áreas de acesso.

No edital, são estipuladas "condições de navegação na área correspondente ao sistema de grutas de Benagil, compreendidas entre a praia do Vale do Lapa e a praia de Albandeira".

Para visitar a atração este ano, poderá fazê-lo a bordo de uma embarcação a motor ou de um equipamento não motorizado (caiaque, prancha ou canoa) através de operadores turísticos. É obrigatório usar colete salva-vidas durante a viagem e capacete aquando da passagem por faixas de risco de quedas de pedras.

O número de embarcações dentro do algar, bem como o tempo da visita, também fica limitado: três barcos motorizados, se tiverem até 12 metros, ou apenas um, se for maior, durante dois minutos; no caso dos equipamentos não motorizados estão autorizados grupos de seis pessoas mais um guia e só podem permanecer dentro do algar durante oito minutos.

Aqui pode consultar o edital completado com as novas regras. O não cumprimento das mesmas podem valer coimas entre os €200 e os €216 000.