Esta quarta-feira (08/03/2017) uma das maiores atrações turísticas de Malta, a "janela azul" (Azure Window, em inglês), localizada na ilha de Gozo, desapareceu devido a um desmoronamento provocado por ventos fortes e tempestades que se fizeram sentir nos últimos dias.

A notícia foi avançada pelo primeiro ministro de Malta, Joseph Muscat, que manifestou de imediato a sua tristeza pelo sucedido, considerando-a como uma perda devastadora.

De acordo com declarações feitas por um habitante local que assistiu ao desmoronamento ao jornal Times, de Malta, "por debaixo da janela havia um mar em fúria e, de repente, o arco desabou no mar, lançando um "spray" enorme".

Um estudo realizado em 2013 previa que uma situação destas podia acontecer, revelando que a erosão era inevitável mas que não estava em perigo imediato de colapso. Na altura, o governo local colocou sinais de alerta para que os visitantes não escalassem a estrutura e ameaçou com multas a quem não cumprisse os avisos.

Num comunicado, a Associação de Turismo de Gozo, disse "O fim da "Janela Azul" deve servir como um abrir de olhos para todos os interessados em manter, cuidar e proteger, sempre que possível os locais turísticos que esta ilha tem para oferecer".

Além do número de turistas que visitavam a "janela azul" todos os anos, o arco era também famoso pela sua aparição em séries de televisão e filmes, como "A Guerra dos Tronos" e "O Conde de Monte Cristo".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.