Poderia acontecer a qualquer altura e o mar tempestuoso deste inverno acabou por ditar o desaparecimento de uma das atrações naturais mais conhecidas de Malta.

A “janela azul” ganhou ainda mais fama depois de ter aparecido na série “A Guerra dos Tronos” e atraía cada vez mais turistas. Alguns têm deixado críticas negativas no TripAdvisor depois de visitarem o local onde, outrora, abria-se sobre o mar esta janela esculpida pela mãe-natureza numa falésia da ilha de Gozo.

A verdade é que a formação rochosa ruiu e caiu no Mediterrâneo mas não “evaporou”. Continua a existir, embora feita em enormes pedaços, debaixo de água, facto que está a atrair mergulhadores.

Janela Azul derrocada
créditos: Konrad Baar/Family Diving Gozo

“Para os que estão à superfície foi uma perda, mas para os que mergulham foi uma das melhores coisas que aconteceu a Gozo”, conta ao The Telegraph Brendan O’Brien, um mergulhador que já teve a oportunidade de visitar a derrocada submarina da “janela azul”.

Janela Azul Derrocada
créditos: Konrad Baar/Family Diving Gozo

As rochas, ainda numa coloração diferente por estarem há pouco tempo no mar, revelam a grande dimensão da estrutura, criando passagens e desfiladeiros entre elas.

Mas quem quiser apreciar o fenómeno deve apressar-se. “Dentro de poucos meses a superfície das rochas vai ficar coberta de algas. Provavelmente, as arestas afiadas vão desparecer sobre uma nova camada de vida marinha”, explicou ao jornal britânico Konrad Baar, da empresa Family Diving Gozo.

Veja ainda: Os melhores locais do mundo para fazer "snorkel"

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.