A Eslovénia combina uma rica seleção de ingredientes naturais e tradições gastronómicas históricas com influências que abrangem a Itália no oeste, Áustria a norte e Hungria e Croácia a leste.
A juntar a tudo isto, o país tem também chefs de classe mundial, um novo guia Michelin e vinhos reconhecidos internacionalmente. Por isso, é fácil de perceber por que a Eslovénia é uma das novas capitais culinárias mais empolgantes da Europa.
A vantagem única dos chefs eslovenos é o seu acesso privilegiado aos ingredientes locais. A sua filosofia culinária baseia-se no princípio "do jardim à mesa" e esta é uma filosofia que se reflete nas relações estreitas entre chefs e produtores locais, bem como nas ligações profundas entre as paisagens eslovenas e as experiências culinárias tradicionais.
Lançado o primeiro guia Michelin da Eslovénia
2020 foi o ano em que o primeiro guia Michelin da Eslovénia foi lançado. Com um total de 52 restaurantes e seis chefs com sete estrelas Michelin.
Selo "Cozinha Verde Eslovena" celebra a sustentabilidade
Para apoiar ainda mais a dedicação da Eslovénia à gastronomia verde a todos os níveis, o Turismo da Eslovénia anunciou um novo rótulo, "Cozinha Verde Eslovena", que se tornará parte da Estratégia Verde do Turismo esloveno.
Trata-se de um programa de certificação que homenageia destinos e prestadores de serviços que colocam a sustentabilidade no centro das suas atividades.
Vinho esloveno atinge novos patamares mundiais
Não nos podemos esquecer do vinho da Eslovénia, já que a videira mais antiga do mundo cresce na cidade eslovena de Maribor.
Nos últimos anos, vários produtores de vinho do país receberam os principais prémios mundiais pelos seus vinhos. O Decanter World Wine Awards deste ano também viu a Eslovénia receber um número recorde de prémios - o vinho de laranja produzido na região norte foi eleito pela Decanter como o "Melhor do Mundo".
Por todos estes motivos, a Eslovénia vai tornar-se num destino obrigatório para aventuras gastronómicas únicas e autênticas em 2021.
Para conhecer toda a história sobre a gastronomia do país, o gabinete do Turismo lançou o site TasteSlovenia.si, onde pode também conhecer as histórias dos chefs eslovenos inovadores.
Comentários