No coração da Serra da Estrela, celebra-se entre 2 e 4 de agosto, na Aldeia de Montanha de Videmonte o Festival Pão Nosso. Este é um evento que homenageia o pão, as gentes da aldeia e as tradições, a arte e a cultura, numa união perfeita entre o passado e o futuro, a tradição e a inovação.
Durante 17 dias entre agosto e setembro, a Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai ser casa de 115 editoras, livreiros e alfarrabistas, que se irão distribuir por 130 ‘stands’.
A praia Formosa funde duas caraterísticas de santa Maria: a ilha do sol e dos festivais de música. O mais antigo a nível nacional, o Festival Maré de Agosto, decorre entre os dias 22 e 24. O palco fica a 20 metros da praia.
A Livraria do Mondego, na verdade não é uma livraria, mas sim um geomonumento que se foi formando ao longo de mais de 400 milhões de anos. Ganhou esse nome porque as altas assentadas de quartzíticos, dispostas quase na vertical, fazem lembrar lombadas de livros arrumados numa estante.
No interior da Croácia, a um passo da fronteira com a Bósnia-Herzegovina, esconde-se um dos locais mais bonitos e extraordinários da Europa: o Parque Nacional Lagos de Plitvice.
Aprender a dobrar origami, ler e escrever coreano, praticar a caligrafia e a pintura tradicionais chinesas são algumas das atividades que podem ser experimentadas em Agosto e Setembro no museu lisboeta.
Dia 11 de agosto porque não rumar a Fajão para observar as Perseidas junto ao seu observatório astronómico? Uma sessão conduzida pelo astrónomo José Matos onde, espera-se, não faltarão estrelas cadentes, constelações e um intenso luar.
O Reid’s Palace vai concretizar a iniciativa simbólica com a aquisição de equipamento de apoio às atividades do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.
A piscina natural alimenta-se da água de uma ribeira e é filtrada pelo mar quando a rebentação das ondas também vai “nadar” na piscina. Faz parte de um dos mais bonitos e afamados postais ilustrados da região de Sintra: Azenhas do Mar.
Com a chegada dos dias quentes, não conseguimos parar de pensar em águas cristalinas e praias de areia branca. E estas são algumas das mais bonitas do mundo.