Em setembro de 2017, a Fazer, uma das mais antigas empresas alimentares da Finlândia, especializada em padaria e pastelaria, lançou o primeiro pão do mundo que usa farinha de grilos esmagados.

A Finlândia é atualmente um dos seis países da Europa que permite a agricultura e venda de insetos como alimento. Juhani Sibakov, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do produto, disse que a Fazer espera que o pão ajude a instalar a ideia de que comer insetos é uma coisa normal numa dieta regular.

Um pão custa cerca de € 3,99, o que é mais do que um pão normal, mas também tem muito mais proteína. Os consumidores dizem que não notam a diferença entre este e o pão normal, embora alguns com um paladar mais sensível possam detectar o sabor dos grilos. Os insetos usados para criar o pão são importados da Holanda. No entanto, devido à baixa oferta, atualmente está disponível apenas em 11 lojas em Helsínquia. A empresa espera encontrar um fornecedor local e vender o pão em todas as 47 padarias da Finlândia.

Para a maioria das pessoas, a ideia de comer insetos parece repugnante. No entanto, daqui a algumas décadas, todos nós provavelmente vamos comer insetos diariamente, por necessidade. A ONU calcula que a população mundial pode chegar a nove mil milhões até 2050 e será necessário produzir o dobro da comida. Insetos são considerados por muitos como a fonte de alimento que poderia salvar a humanidade e o planeta. Segundo a ONU, cerca de dois mil milhões de pessoas no mundo ainda come insetos regularmente e fazem isso desde os tempos pré-históricos. Os insetos são uma boa fonte de proteína, pois são fáceis de criar e o sabor é melhor do que parece.

Atualmente, 70% das terras cultiváveis são usadas para criar gado para carne, o que está a causar um enorme efeito prejudicial ao meio ambiente. Substituir esta carne por insetos fará com que se ocupe menos espaço,  economize terra arável para as plantações e será consumida muito menos água.

É por isso que cientistas e empresários da área alimentar  já estão a tentar nos apresentar a culinária de insetos para nos preparar para o futuro. Vários alimentos à base de insetos foram introduzidos no mercado e já existem alguns livros de receitas de insetos à venda.

Então, quando estiver em Helsínquia, experimente este pão para saber como é o sabor. Estará a preparar o paladar para o futuro e a ajudar a salvar o planeta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.