Para isso foram convidados chefs de renome, com ligações ao Alentejo, José Júlio Vintém, João Mourato e Pedro Mendes, que ao longo dos dois dias têm a tarefa de impressionar os visitantes com as suas sugestões de comidas que combinam harmoniosamente com os vinhos oriundos das talhas. Além dos almoços e jantares vínicos, o programa inclui showcookings na vinha e na adega, masterclasses de vinhos de talha e bar de vinhos de talha, entre outras atividades incluídas na temática.

No sábado e domingo de manhã, os chefs cozinham numa vinha centenária e na tarde de sábado, o showcooking é na adega. Mas do programa, a decorrer entre as 11h00 e as 22h00 de sábado e as 11h00 e as 15h00 de domingo, fazem parte outras atividades que vão permitir aos visitantes participarem e contactarem ativamente com os chefs, até porque a ideia é que “o evento seja didático e incuta no consumidor a vontade de explorar as potencialidades gastronómicas do vinho de talha”, diz Luis Gradíssimo, da organização do evento. Todas as atividades podem ser compradas individualmente com valores que variam entre 10€ a 65€ com disponibilidade entre 15 a 150 pessoas.

“Está na hora de elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa e posicioná-lo num segmento premium, como um vinho por excelência para a harmonização com comida, principalmente neste momento importante no qual se aprovou a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha”, adianta José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

“Talha à mesa” tem a primeira edição marcada para o primeiro fim de semana de primavera, mas a Adega pretende que se repita todos os anos até porque, para os chefs convidados, o “Vinho de Talha é cada vez mais uma presença em menus de restaurantes” e há cada vez mais experiências gastronómicas para encontrar pratos que harmonizem com estes novos aromas libertos e sabores próprios de um bom Vinho de Talha.

O programa inclui atividades variadas que pretendem mostrar a relevância que o Vinho de Talha pode ter na gastronomia.

Talha à Mesa: Vidigueira vai cozinhar nas vinhas
Talha à Mesa: Vidigueira vai cozinhar nas vinhas Vinho de Talha créditos: DR

PROGRAMA

Sábado

- 11-12h: “Cozinha na Vinha” Show cooking nas Vinhas Centenárias – João Mourato

- 12h30 – 14h30: Almoço Talha à Mesa com João Mourato

- 14h30 – 15h: Café & Digestivo (Varanda | Sala aguardentes - Aguardente e Fortificado servidos da barrica)

- 15-20h: Bar de Vinho de Talha & Animação musical (Adega Velha)

- 15h30-16h30 - Masterclass de vinho de talha

- 17-18h: “Copo das 5” – Petiscos regionais e Vinho de Talha

- 18h30 – 19h30: “Cozinha na Adega” Showcooking na Adega – Pedro Mendes

- 20 – 22h: Jantar Talha à Mesa Pedro Mendes & Animação

Domingo

- 11-12h: “Cozinha na Vinha” com José Júlio Vintém

- 12h30 – 14h30: Almoço com José Júlio Vintém

- 14h30 – 15h: Café & Digestivo (Varanda | Sala aguardentes)

- (*opcional) 15h30-16h30 - Masterclass de vinho de talha

- (*opcional) 17-18h: “Copo das 5”

Os lugares são muito limitados em todas as atividades, sendo que as refeições só estarão disponíveis para venda até ao dia 19 de março. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e no site da Adega.