Fabio Albanesi ganhou o prémio de "Melhor Panetone do Mundo" de 2021 na categoria Clássico, um prémio atribuído pela Federação Internacional de Pastelaria, Gelado e Chocolate (FIPGC). O vencedor é dono da Pregiata Forneria Albanesi, em Fiano Romano (província de Roma).

O Campeonato Mundial de Panetones teve lugar no passado dia 10 de outubro, na cidade de Roma, e a sua popularidade à volta do mundo é já bem conhecida, tendo este ano contado com a participação de cerca de 300 concorrentes, de várias partes do mundo, como Japão, EUA e até Austrália.

O concurso avalia esta iguaria tradicional do Natal em diversas categorias para além do Clássico que inclui Inovador, Decorado e Sem Glúten. Luca Porretto, da Pasticceria Beverara, em Bolonha, conquistou o título com o Panetone mais inovador.

Na arte de decorar, Flavia Garreffa foi considerada a melhor. E, finalmente, na categoria Sem Glúten, o prémio foi para Sacromonte Srl.

O Panetone é uma típica sobremesa italiana de Natal e nasceu na cidade de Milão. A massa do panetone leva basicamente farinha, ovos, manteiga, açúcar, água e fermento natural.