“Este fim de semana significa uma oportunidade de negócio e uma forma de continuarmos a divulgar a nossa gastronomia e os produtos endógenos que estão na base da mesma”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha.

O autarca salientou que se pretende dar a conhecer esta iguaria que é considerada a mais tradicional do município, potenciar o território, valorizar a cozinha regional e transformar os seus sabores ancestrais numa atração turística.

Durante três dias os seis restaurantes e seis unidades de alojamento turística aderentes à iniciativa vão incluir nos seus menus, como prato principal, os milhos, que é, segundo as gentes locais, uma tradição que já se perde no tempo.

A abundância de milho por todo o território levou à utilização deste cereal na gastronomia local.

Antigamente, este produto era cozinhado apenas com carne gorda para lhe dar sabor. Depois, com a melhoria das condições de vida, foram sendo adicionadas outras carnes ao prato e, atualmente, os milhos podem ser servidos com carne de vaca (escornados), com galinha (esgravatados), porco (esfuçados), ou ricos (com todos os tipos de carne).

A iniciativa resulta de uma parceria entre o município de Ribeira de Pena e a entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Durante o fim de semana há ainda visitas gratuitas aos museus do concelho e a atividade cultural é complementada com um espetáculo do Teatro Experimental Flaviense, no âmbito do programa “Art Fest” promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.