De acordo com o comunicado, os locais onde os visitantes podem provar e saborear alguma das mais conhecidas especialidades com este este peixe migratório, como o sável frito acompanhado de açorda de ovas, são: Alhandra, Alverca, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho, Vialonga e Vila Franca de Xira.

 “Março, Mês do Sável” é uma campanha promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, com o objetivo de valorizar e prestar homenagem aos sabores ribeirinhos, à gastronomia tradicional portuguesa e, sobretudo, à tipicidade e identidade de um concelho marcado pela vida e dinâmica do rio.

Os Mercados de Vila Franca de Xira, Alverca e Alhandra também se associam a esta campanha com a realização de show-cookings para divulgar o saber e a experiência, transmitidos ao longo de gerações pelas comunidades Varina e Avieira.

O Tejo sempre foi, e mantém-se ainda hoje, fonte de riqueza e de subsistência para muitas famílias do concelho de Vila Franca de Xira, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida.

O sável, que na primavera escolhe o rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de varinos e avieiros para o município. Atualmente, o “Março, Mês do Sável” é uma das suas maiores atrações turísticas.

Localizada a 20 minutos de Lisboa, Vila Franca de Xira tem vindo a apostar na oferta de diferentes experiências aos visitantes. Além da oferta gastronómica, é possível descobrir o rio Tejo, com passeios a bordo do Barco Varino “Liberdade” (com partidas da Marina do Parque das Nações), visitas guiadas a Museus e ao Centro Histórico da cidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.