Atualmente, são cada vez mais os percursos que Lisboa disponibiliza para se andar de bicicleta. Uma das ciclovias que privilegia a passagem por alguns dos pontos mais icónicos da cidade é a que liga o Cais do Sodré a Algés. Já a que vai de Belém ao Parque das Nações, num trajeto que conta com quase dezasseis quilómetros de via ciclável, o rio serve sempre como pano de fundo. Ainda na cidade, na Avenida Infante D. Henrique, há um caminho que convida a explorar grande parte da zona ribeirinha, de Santa Apolónia ao Parque das Nações, incluindo o novo Parque Ribeirinho Oriental.
Para quem pretende conhecer o pulmão da cidade, o trajeto que vai dos Restauradores ao Parque Florestal do Monsanto é a escolha indicada. É um corredor de vegetação que inclui paragens na Avenida da Liberdade, no Jardim Amália Rodrigues e Campolide e que não deixa ninguém indiferente. Se o objetivo for explorar apenas Monsanto, há 40 quilómetro de via ciclável com vários graus de dificuldade no meio da natureza.
Se a intenção for optar por um percurso mais pequeno, a ciclovia da orla ribeirinha, Cruz Quebrada-Dafundo tem cerca de um quilómetro e meio e liga as praias de Caxias e da Cruz Quebrada ao Parque Desportivo do Jamor, ao Farol da Gibalta e às estações de comboio de Caxias e Cruz Quebrada.
Um dos ex-líbris da região, inserido na envolvência do mar, praias e arribas, é o trajeto de ciclovia à beira-mar entre a Marina de Cascais e a Praia do Guincho, com dez quilómetros para percorrer a pé ou de bicicleta.
No concelho de Vila Franca de Xira, a rede municipal de ciclovia possui 11 quilómetros, ao longo da frente ribeirinha proporcionando caminhos que privilegiam a vista para o rio Tejo. Ao passear por estas paisagens pode optar por dois trajetos. O primeiro, liga Vila Franca de Xira a Alhandra numa extensão de cerca de quatro quilómetros e o segundo, a Póvoa de Santa Iria a Alverca do Ribatejo, em cerca de seis.
Mais a sul, o Parque Natural da Arrábida, com as suas paisagens ímpares e condições únicas para quem quer andar de bicicleta ou simplesmente passear em família, disponibiliza mais de 10 percursos, com vários níveis de dificuldade e com passagem pelos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra.
Comentários