"A inovação não se esgota na estratégia da autarquia, estando presente lado a lado com a tradição nas ementas dos restaurantes aderentes", refere em comunicado a Câmara Municipal, presidida por Luís Antunes.

Ao longo de oito dias, os apreciadores da gastronomia tradicional têm ao seu dispor diversos pratos à base dos caprinos jovens, como cabrito assado, no alguidar, grelhado, ensopado, à moda da serra ou à moda do 'chef', diversidade que "certamente agradará até aos mais exigentes", acrescenta.

Para a 14.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito, organizado pelo município com apoio de várias entidades públicas e privadas, o programa "apresenta como inovação o sorteio de um cabaz promocional com produtos do concelho" por restaurante, além de um sorteio a encerrar a iniciativa para um fim de semana num alojamento da Lousã.

Segundo a nota, "as experiências únicas não se esgotam na gastronomia de alto nível, podendo ser complementadas" por visitas aos cinco lugares que integram a rede turística Aldeias do Xisto – Candal, Cerdeira, Casal Novo, Talasnal e Chiqueiro - ou ao castelo medieval, em plena Serra da Lousã, cujas obras de requalificação são inauguradas no sábado.

A autarquia sugere ainda, designadamente, visitas às ermidas e piscinas naturais da Senhora da Piedade, junto ao castelo, e caminhadas nos percursos pedestres.

"Os mais ávidos pelas letras podem ainda acompanhar o 'Licor Beirão' ou o 'Vinho de Foz de Arouce' com poemas de diversos poetas e poetisas alusivos ao 25 de Abril e à liberdade, (...) com as mesas a terem disponíveis postais com imagens da Revolução de Abril no concelho", em 1974, sendo também declamada poesia nos restaurantes.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.