Para os apreciadores de chocolate, a Feira do Chocolate terá 37 marcas, de vários cantos do globo, de Portugal à Bélgica, do Brasil ao Equador: Arcádia, Casa Grande, Cocoatown, Ju Arléo, FBM, Feitoria do Cacau, Kankel, Lareka, Packint, Maria Chocolate, Taylor's, Fonseca, Croft, Maltez, Brandy Croft, Vinte Vinte, Mestiço, De Mendes, Imperial, Terruá Tuerê, Chor, Yreré, Abelha Cacau, Ascurra, Natucoa, Warabu Chocolate, Da Cruz Chocolates, Cacau do Brasil, Origem Bahia, Dolfin, Cafe Tasse, Benevides, MB Brigadeiros Gourmet, Pecado, Chocoleyenda, Daarnhouwer e Cluizel.

O festival propõe muita teoria, mas também muita prática. Para isso, o programa inclui várias palestras, mas igualmente muitos momentos de showcooking e também a Cozinha Kids, que vai entreter os mais pequenos, dando-lhes a possibilidade de pôr as mãos na massa (de chocolate).

Por entre as demonstrações culinárias, destaque, por exemplo, para o Marco Costa, que vai no sábado, às 16h30, cozinhar a sua famosa torta de chocolate. Por entre a programação, há mais uma série de pasteleiros reputados, com presença assídua nas cozinhas mais famosas, como a Sara Maia ou a Ivy Guilty Pleasure.

Nas atrações culturais, o Chocolat Festival dá palco a bandas com ritmos do mundo. Ou seja, marcarão presença grupos de música tradicional portuguesa, mas também oriunda dos mais variados países produtores de cacau: do Brasil à Guiné ou ao Peru. Os ritmos do mundo vão agitar os quatro dias do festival.

Dedicado a profissionais do mundo do chocolate, o festival trará a Gaia especialistas do setor, produtores de cacau dos principais países e jornalistas especializados. Por entre os nomes mais sonantes estão: Adalberto Luís (São Tomé e Príncipe), presidente da cooperativa CEQAQ-11, Chantal Coady (Reino Unido), presidente da Academy of Chocolate Awards, Spencer Hyman (Reino Unido), fundador da Cocoa Runners, María Jiménez (Países Baixos), da Daarnhouwer, Julia Zotter (Áustria), da Zotter Schokolade, César De Mendes (Brasil), ativista ambiental e investigador de cacau da Amazónia, Helen López (Espanha), diretora da ChocoMad, Clay Gordon (EUA), fundador do TheChocolateLife, entre muitos outros. Alguns destes especialistas vão dar palestras e WorkChocs. Outros vão ainda ministrar módulos no Curso de Chocolate Bean-to-Bar, que vai ser lecionado nos dias 19 e 20, numa edição inédita em Portugal.

Com entrada gratuita, Chocolat Festival Portugal será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, no WOW. A abertura oficial decorre na quinta-feira, dia 20, às 19h.

A programação completa do festival, organizada por dias, está disponível aqui.