Com a ajuda dos utilizadores da plataforma, o TheFork sugere uma dúzia de espaços com esplanadas, que estão entre as mais reservadas do país desde o início de 2023.

Seja porque o São Pedro nos veio brindar com calor mais cedo do que o previsto, seja porque os portugueses estão sedentos de experiências gastronómicas “a céu aberto”, o certo é que as reservas em esplanadas já cresceram 19% em relação ao ano passado.

A procura promete continuar a crescer nos próximos meses e as propostas do TheFork permitem encontrar locais para todos os gostos, dos mais requintados aos mais descontraídos, em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira.

Esplanadas, rooftops e terraços onde almoçar e jantar

Fica em Lisboa, mas serve comida andaluza, pela qual o dono do Mesón Andaluz se apaixonou antes de abrir este restaurante. Seja na esplanada ou no interior tenuemente iluminado, o ambiente convida à degustação de tapas, o prato forte da casa. Com uma vista diferente, virado para o Rio Tejo, o Descarado apresenta uma carta que funde técnicas e receitas do mundo com produtos portugueses. Desfrutando de duas esplanadas exteriores, convida a ficar para um pé de dança aos fins de semana.

Merecendo uma paragem em Cascais, terra de veraneio por excelência, o Bougain Restaurant & Garden Bar está alojado numa casa familiar centenária e conta com uma esplanada que ocupa o jardim de forma discreta, onde se pode pedir linguado à meunière, pato confitado ou carré de borrego.

No Porto, muitos são os restaurantes que usufruem de uma privilegiada vista para as margens do Douro. É o caso do Antiqvvm que, para além disso, traz outra “estrela na manga” – a Michelin. Localizado num parque frondoso e central, junto do Museu Romântico da cidade, aposta numa cozinha sazonal comandada pelo Chef Vítor Matos, que atribui grande destaque ao produto. Com um cenário semelhante, o Rooftop Douro Sky Lounge fica no hotel Vincci Porto: após a refeição, que também pode ser feita de cocktails e snacks, é frequente haver música ao vivo e sunset parties. O convívio e os petiscos também são palavras de ordem no Rio’s Tapas & Bar – camarão crocante, ceviche de salmão e batatas bravas estão entre as sugestões de pratos.

No Algarve, o TheFork sugere três paragens: Luz, Lagos e Albufeira. Na primeira, encontramos o Fortaleza da Luz, restaurante com vista para a praia, a funcionar numa casa do século XVII. Aos domingos servem um menu ao som de uma orquestra de jazz. Segue-se Lagos e outra praia, a da Dona Ana, para a qual a esplanada do Luca’s Rooftop fica virada. Este restaurante do Carvi Beach Hotel serve os melhores pratos locais, como xérem de camarão e cataplana de polvo com batata doce, tendo o fado como som de fundo. Em Albufeira, mais precisamente no hotel Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, situa-se o Atlântico Restaurante, onde o Chef Celso Duarte Padeiro trabalha os ingredientes mais frescos vindos da terra e do mar em receitas tradicionais portuguesas.

E porque na Madeira está quase sempre bom tempo, não poderiam faltar sugestões na ilha, casa de verdadeiras pérolas gastronómicas. O TheFork destaca três, duas deles na seleção Bib Gourmand do Guia Michelin, que identifica restaurantes com “as melhores relações qualidade-preço”. São eles o Casal da Penha, no Funchal, e o Vila do Peixe, em Câmara de Lobos: o primeiro, assente na gastronomia tradicional, internacional e mediterrânica, conta com dois espaços ao ar livre, rodeados pelo imenso azul do mar; o segundo, tal como o nome indica, apresenta uma carta sempre rica em peixe fresco que é possível saborear na parte alta do centro histórico com vista para a baía. Também no Funchal e localizado num edifício histórico (antiga Casa do Turista), o Il Vivaldi – Mediterranean Cuisine serve um misto de sabor e inovação, que também pode ser experienciado no seu terraço exterior.