Foto: João Morgado - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0@Wikimedia Commons 

Se a sua resposta foi Casa de Chá Boa Nova, acertou. O restaurante, considerado o melhor de Portugal em 2021 pelos World Culinary Awards, volta a destacar-se entre os demais portugueses devido à área ao ar livre pela revista Condé Nast Traveller (CNT).

Para a revista de viagens de luxo, o espaço exterior do Casa de Chá Boa Nova encontra-se entre as 20 esplanadas de restaurante mais bonitas da Europa – não tivesse este sido construído junto ao mar e sobre rochas.

“O som e os salpicos de água do mar dão mais à experiência enquanto degusta um jantar com 21 momentos que o levam a uma viagem pelo oceano que oferece ouriço-do-mar, robalo, camarão, lula e outros peixes locais que acabaram de saltar das ondas.”, escreve a CNT sobre o restaurante do chef Rui Paula que conta com duas estrelas Michelin.

A esplanada do restaurante da Leça da Palmeira é a única portuguesa a fazer parte da lista dominada pelos países do mediterrâneo. Assim, Itália tem quatro das esplanadas de restaurante mais bonitas da Europa, enquanto que Espanha e França têm, respetivamente, três e a Grécia duas. Tal como Portugal, a Croácia tem uma.

Reino Unido, Países Baixos, Roménia, Dinamarca e Suécia também contam com representantes na lista.

De acordo com o site da Casa da Arquitetura (CA), a Casa de Chá da Boa Nova é um dos locais mais procurados pelos amantes da arquitetura.

Este Monumento Nacional encontra-se no Roteiro Internacional de Arquitetura. Quem quiser visitá- lo (sem fazer refeição no restaurante) pode o fazer por marcação prévia através do site da CA.

As visitas realizam-se de segunda a sábado e têm o custo de 10 euros para o público em geral. Para menores de 12 anos, a entrada é gratuita.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.