Foto: Julian Dik@Unsplash

Depois da prestigiada revista Monocle eleger Lisboa como a terceira cidade do mundo com melhor qualidade de vida, surge a lista da CNT que enumera as 19 melhores coisas para se fazer em Lisboa.

Será que a publicação acertou? Veja as sugestões.

1. Descobrir a cidade a pé

Diz-nos a revista – e bem (sob o nosso ponto de vista) – que nenhuma visita a Lisboa fica completa sem um passeio a pé, pelo menos, por dois dos bairros históricos da cidade: Alfama e Mouraria.

Nós sugerimos que comece o passeio Castelo de São Jorge, que fica no topo da colina mais alta da capital. Depois é descer pela encosta do castelo.

2. Ouvir fado

Sem dúvida um must-do, não fosse o fado a expressão cultural da alma do povo Luso. O fado pode ser ouvido nas grandes salas de concertos, no Museu do Fado e nas Casas de Fado que se escondem nos becos e ruelas de Lisboa.

3. Ir a um festival

A temporada de festivais arrancou com o Rock in Rio Lisboa e a capital oferece mais sugestões. A CNT destaca o Nos Alive, que acontece em julho no Passeio Marítimo de Algés e o Festival ao Largo, também no mesmo mês. O Festival ao Largo vai realizar concertos gratuitos de música clássica ao ar livre, ópera, ballet e espetáculos de dança. Em julho, ainda acontece o Super Bock Super.

Depois, em setembro, realiza-se o MEO Kalorama. Saiba mais sobre o novo festival da capital aqui.

+ Veja também quais são os festivais que estão a ser mais procurados em Portugal este ano aqui

4. Andar no elétrico 28

Para os de cá, pode não ser uma experiência a não perder, visto que Portugal é rico nestes tesouros sobre carris. Ainda assim, a viagem no elétrico 28 vale a pena pelo trajeto: o percurso de ida e volta é entre o Martim Moniz e os Prazeres, em Campo de Ourique.

É de aproveitar. Elétrico 28 voltou a ser dos lisboetas
É de aproveitar. Elétrico 28 voltou a ser dos lisboetas
Ver artigo

5. Visitar uma loja de cerâmica

Vale a pena por causa da história e tradição. A publicação sugere uma visita à loja Cerâmicas na Linha, que fica no Chiado.

6. Comer um pastel de nata

Sem dúvida imperdível. Sem esquecer os pastéis de Belém, a CNT sugere os pasteis de nata do Castro. Já provaram?

7. Explorar as praias das redondezas

Não faltam opções. Cascais, Costa da Caparica e Sintra. Revelamos algumas das menos conhecidas para mergulhar este verão aqui.

8. Descontrair no LX Factory

Sem dúvida um dos lugares mais “cool” de Lisboa que vale a pena desfrutar.

8 motivos que fazem de Lisboa a cidade perfeita para os hipsters
8 motivos que fazem de Lisboa a cidade perfeita para os hipsters
Ver artigo

9. Comer num dos restaurantes da cidade

O que não faltam são opções e, no nosso especial onde Comer em Lisboa, encontram diferentes sugestões.

10. Subir ao topo do Panteão Nacional - Igreja de Santa Engrácia

Um símbolo português e, verdade seja dita, do terraço desfruta-se de uma perspetiva única da cidade e do rio Tejo.

11. Ir às compras

As grandes cidades apelam sempre ao consumo e, para quem tem poder compra, descobrir uma nova cidade também dá oportunidades de conhecer novas marcas. Recordamos que a Condé Nast Traveller é uma revista de viagens de luxo. Assim, a publicação destaca a Feeting Room e a loja +351, da designer portuguesa e ex-surfista Ana Costa. Outra marca nacional destacada é a Fora Sunglasses.

Mas, mesmo que não queira fazer compras, a Feira da Ladra merece sempre uma visita.

A feira da Ladra realiza-se todas terças-feiras e sábados no Campo de Santa Clara. Quem chega cedo, encontra as melhoras oportunidades.

12. Visitar Sintra

Não é à toa que esta vila portuguesa está na lista de Património Mundial da UNESCO. Sintra conquista quer pela natureza envolvente, quer pela história que se descobre entre castelos e palácios. Já lá vão mais de 20 anos desde que a vila foi classificada de Património Mundial da UNESCO, na categoria de Paisagem Cultural.

Veja o nosso roteiro: Um conto de fadas chamado sintra: entre palácios, castelos, jardins e praias

13. Ver o por do sol a partir de um rooftop

Não faltam opções, existindo até um premiado: o Lumi Rooftop Restaurante e Bar. Em 2021, este restaurante e bar O Lumi Rooftop foi distinguido internacionalmente, na 2ª edição dos World Culinary Awards, como o melhor Restaurante com Rooftop da Europa de 2021 na categoria “Melhores Restaurantes com Rooftops”.

O SAPO Viagens sugere também um passeio de barco para apreciar o por do sol.

14. Ver a Torre de Belém

É um símbolo da capital. A fortaleza do século XVI construída para guardar a entrada no porto de Lisboa simboliza também os intercâmbios culturais entre Portugal e outros países que caracterizaram o período da expansão portuguesa e que se reflete nas torres de vigia Mouriscas e no interior Gótico.

Este é um ponto de paragem obrigatório para quem visita a capital pela primeira vez.

15. Encontre as melhores vistas nos miradouros da cidade

E há tantos para aproveitar! Sugerimos alguns: Castelo de São Jorge; Jardim do Torel; Miradouro de São Pedro de Âlcantara; Miradouro das Portas do Sol; Miradouro de Santa Luzia; Miradouro da Nossa Senhora do Monte; Miradouro da Graça; Panorâmico de Monsanto; Pilar 7 da Ponte 25 de Abril; Amoreiras 360° Panoramic View e Arco da Rua Augusta.

16. Aprender a fazer surf

Será mesmo uma experiência a não perder? E, porque não, tendo em conta a proximidade com praias que até têm escolas de surf? É o caso da praia de Carvavelos ou da Costa da Caparica.

17. Visitar um museu

Sem dúvida. Diversidade não falta. No SAPO Viagens já vos deixamos alguns dos melhores museus para visitar em Lisboa.

18. Jantar num clube antigo

A CNT sugere ir jantar num clube antigo como o Basque, que fica no espaço do antigo Alcântara Café. Como alternativa, acrescentamos ir tomar um cocktail a um bar histórico como o Procópio, Old Vic, Frox Top, Pavilhão Chinês ou A Paródia.

19. Dançar a noite toda

Quem nunca? E se nunca, há que o fazer pelo menos uma vez em Lisboa.

Concorda com a lista? O que mudava ou acrescentava?

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.