O lema do evento é "Venha provar Portugal" e esta é a terceira edição de um dia que resulta de uma aprovação em Assembleia da República com data de junho de 2015. A primeira edição do o Dia Nacional da Gastronomia realizou-se em Aveiro, a segunda no aeroporto de Lisboa e este ano a iniciativa decorre em Gaia, distrito do Porto.

"A gastronomia tem um conjunto de variantes que faz deste país aquilo que ele é. Também destacamos, com esta data, a importância dos produtos tradicionais e valorizamos a literacia alimentar e o que é nacional", referiu hoje, em conferência de imprensa de apresentação do evento, Olga Cavaleiro da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG).

Já o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, recordou que a zona do cais está a sofrer uma "revolução" no que diz respeito à circulação, tornando-se maioritariamente pedonal.

"É um espaço que será devolvido às pessoas, às famílias, às crianças e aos visitantes. Vamos fazer coabitar as esplanadas com a fruição, sem o tubo de escape. E este evento pode ser o tubo de ensaio da nova realidade da beira rio de Gaia", disse o autarca.

O Dia Nacional da Gastronomia é organizado pela FPCG, bem como pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, tendo como parceiros a Câmara de Gaia, o Turismo de Portugal e o Clube de Produtores Continente.

Antes do fim de semana de 26 e 27 de maio, vão realizar-se por todo o país eventos sobre este dia, sendo que os CTT, pelo terceiro ano consecutivo, vão lançar um selo, carimbos e postal oficial do Dia Nacional da Gastronomia.

Também serão atribuídas insígnias às diversas confrarias da FPCG e está preparada uma rota de restaurantes com mais de uma centena de estabelecimentos, a sua maioria de Vila Nova de Gaia, a aderirem a esta celebração destacando um prato típico e fazendo ofertas aos visitantes.

"Queremos que seja dia da gastronomia 365 dias ao ano porque todos os dias a produção nacional acontece", disse Olga Cavaleiro sobre um evento que juntará cerca de 60 expositores no cais de Gaia, confrarias gastronómicas, bem como empresas de vinhos do Douro e do Porto.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.