Trata-se das segundas edições da Semana Gastronómica do Borrego e do Festival Sabores do Borrego, promovidos pela Câmara de Castro Verde em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores Pecuários - Carnes do Campo Branco.

Segundo o município, a semana gastronómica e o festival visam "valorizar e afirmar a agricultura e a pecuária" do concelho de Castro Verde e promover "um produto de excelência" e "um dos produtos mais emblemáticos da região do Campo Branco", o borrego, que é uma "marca de qualidade do mundo rural e de grande importância para a economia local".

Durante a semana gastronómica, a decorrer desde hoje e até domingo, pratos confecionados à base de borrego "abrem o apetite" e enriquecem ementas de 13 restaurantes das vilas de Castro Verde e de Entradas.

Borrego na púcara, assado no forno ou à pastora, ensopado de borrego, costeletas de borrego grelhadas e borreguinhos de azeite são alguns dos pratos que podem ser saboreados nos restaurantes aderentes, 11 em Castro Verde e dois em Entradas.

Já o Festival Sabores do Borrego vai decorrer entre sexta-feira e domingo, no Largo da Feira, na vila de Castro Verde, e incluir um programa com várias iniciativas.

Comércio de produtos tradicionais, demonstrações de cozinha, de cães de pastoreio e de tosquia, espetáculos de música, bailes, palestras, tasquinhas, oficinas de tecelagem e de artesanato ao vivo, um encontro/almoço com pastores e animado por tocadores de harmónica e animação com insufláveis são as iniciativas previstas.

O destaque da "banda sonora" do festival vai para os concertos dos três cabeças-de-cartaz, nomeadamente da banda 300&Friends, na sexta-feira, de Quim Barreiros, no sábado, e da fadista Soraia Cardoso, no domingo, sempre à noite.

A "banda sonora" do festival vai incluir também concertos de grupos corais alentejanos e de música popular.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.