Quando o calor do verão dá lugar às brisas frescas e às paisagens douradas do outono, o Centro de Portugal continua a vibrar com a mesma energia. O coração desta região bate ao ritmo das suas tradições, com festivais, festas, feiras e romarias que preservam séculos de história e oferecem experiências autênticas e inesquecíveis. Trazem consigo os sabores únicos dos produtos sazonais, e aquecem de alegria as noites mais frias.
Quer seja a desfrutar dos paladares da estação numa feira gastronómica, a participar nas animadas romarias ou a apreciar a beleza das aldeias envoltas em neblina, o outono é sinónimo de convívio e de partilha, no Centro de Portugal. Este é o destino ideal para quem procura mergulhar na cultura e na hospitalidade das gentes locais, enquanto descobre paisagens deslumbrantes adornadas pelas cores outonais.
Embarque numa viagem por tradições centenárias
As Festas de Torres Vedras, que se realizam até 11 de novembro, celebram o São Martinho com uma combinação de cultura, desporto e gastronomia.
Alcobaça é palco da Feira de São Simão, de 26 de outubro a 1 de novembro, onde as tradições se mantêm vivas através da exposição de produtos típicos. O Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, a ter lugar em Celorico da Beira, este fim de semana, promete encantar os amantes da boa comida com animação e degustações.
A 27.ª Festa da Vinha e do Vinho em Arruda dos Vinhos, de 30 de outubro a 3 de novembro, destaca a cultura vinícola, com provas e mostras dos novos vinhos. A Feira dos Santos do Mel e da Castanha em Góis e a tradicional Feira dos Santos em Mação, ambas a decorrer a partir de 1 de novembro, prometem um leque de produtos locais e uma grande animação.
O final de outubro e o início de novembro traz também a Feira do Azeite e da Azeitona em Malpica do Tejo, concelho de Castelo Branco, destacando os produtos regionais e a tradição olival. Em Trancoso, a Feira da Castanha e Paladares de Outono, de 1 a 3 de novembro, celebra este fruto característico da região com showcookings e concursos.
Figueiró dos Vinhos organiza a Feira de Doçaria Conventual, de 1 a 3 de novembro, onde os doces conventuais são os protagonistas. Já a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã realiza-se de 8 a 22 de novembro, com surpreendentes menus e provas tendo sempre como base este ex-libris local, destacando a aguardente local. Ainda na Lourinhã, já este fim de semana, aproveite a 9ª Edição do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, onde a abóbora é a base de variadíssimos produtos gastronómicos.
Oliveira do Hospital recebe a Feira do Porco e do Enchido, no segundo fim de semana de novembro, celebrando a gastronomia regional, enquanto Alcobaça destaca a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, de 14 a 17 de novembro.
De 15 a 24 de novembro, a Nova Agrovouga em Aveiro promove a agricultura e a pecuária da região, e o Certame Gastronómico do Míscaro em Aguiar da Beira, a 16 e 17 de novembro, traz uma programação variada com especial destaque para este cogumelo.
Por fim, Lousã acolhe a Feira do Mel e da Castanha, de 22 a 24 de novembro, e em Ílhavo, a Gastronomia de Bordo, de 29 de novembro a 8 de dezembro, promete reviver tradições gastronómicas dos pescadores da região. O LEME - Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística fecha o calendário de eventos de 2024, de 5 a 8 de dezembro, explorando novas linguagens artísticas em espaços não convencionais.
Não perca a oportunidade de participar nestes e noutros eventos que celebram a riqueza cultural e a diversidade dos saberes e sabores do Centro de Portugal.
Comentários