INGREDIENTES:

Massa 

3 ovos
200 gr de avelãs picadas
60 gr de farinha
100 gr de manteiga derretida
130 gr de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio

500 gr de ricota
1 pacote de natas
100 gr de açúcar
350 gr de pêra

Suco de meio limão (para as pêras)
2 colheres de sopa de açúcar (para as pêras)

Cobertura
* 1 pêra
* Açúcar de confeiteiro

PREPARAÇÃO:

Primeiro derreta a manteiga numa panela e reserve. Bata os ovos com o açúcar e depois adicione as avelãs picadas, o fermento em pó e a farinha.  Misture com uma espátula de baixo para cima e adicione a manteiga derretida. Mexa até a mistura ficar homogênea.

Coloque a mistura em duas formas para bolo de 20 cm de diâmetro (previamente untadas com manteiga) e deixe assar no forno por cerca de 15 minutos, ou até dourar. Se não tiver duas formas de bolo idênticas, pode assar primeiro uma base e depois a outra. Quando as bases estiverem prontas deixe-as arrefecer e reserve.

Numa panela coloque as peras picadas, o sumo de limão e as duas colheres de açúcar e deixe no fogo, por alguns minutos, mexendo sempre, até as pêras amolecerem. Quando as pêras estiverem bem moles, retire  do fogo e deixe esfriar.

Bata as natas com um pouco do açúcar até ficarem em chantilly. De seguida, numa batedeira elétrica, misture a ricota com o resto do açúcar e as pêras até ficar um creme e no fim adicione o chantilly, misturando de baixo para cima para não perder o volume.

Para compor a sobremesa, use um aro de empratar e coloque no fundo a primeira base, depois despeje o creme de ricota e pêras e cubra com a outra base.

Coloque a tarte no frigorífico por cerca de quatro ou cinco horas, até ficar bem firme.

Retire do frigorífico e polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com uma pêra cozida fatiada ou cortada ao meio. Pode também usar caramelo para decorar.

Receita retirada com adaptações do site www.blog.giallozafferano.it 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.