Neste artigo mostramos algumas das nossas praias favoritas e, perto de cada uma delas, uma sugestão de restaurante para experimentar. Já está com água na boca? Então venha daí e escolha o seu próximo destino.

1. Matosinhos

As praias do Norte do país são famosas pelas suas águas frias, mas a verdade é que encanto não lhes falta. A alguns minutos do Porto, a Praia de Matosinhos, com o seu largo areal, é convidativa quer para veraneantes como para surfistas, que partilham sem dificuldade as ondas.

Matosinhos
Praia de Matosinhos créditos: DR

Mesmo ali ao lado, na Rua Heróis de França, onde porta sim porta sim encontra bons restaurantes de peixe, sugerimos as sardinhas à discrição ou um qualquer outro peixe grelhado no restaurante O Fernando.

2. Nazaré

A Nazaré é famosa pelas ondas gigantes. Mas no verão, as ondas são bem mais baixinhas, quer na Praia do Norte como na bela Praia da Nazaré. Se lhe apetecer explorar esta vila, inspire-se neste roteiro e usufrua da vista incrível que se tem a partir do Sítio, no topo do penhasco.

Nazaré
Nazaré créditos: DR

Experimente comer a dois o prato “Terra e Mar”, de carne e marisco, no restaurante O Vicente, localizado na Rua Irmão Manuel, bem no meio do casario da Nazaré.

3. Peniche

Graças ao desenho da costa, Peniche tem praias para todos os gostos e tipos de surfistas, ou não fosse esta terra a “Capital da Onda”. Uma das praias mais conhecidas é a Praia do Medão – ou dos Supertubos –, uma das grandes praias na zona sul de Peniche, onde o areal se perde de vista.

Peniche
Choco frito créditos: DR

Próximo da Praia do Medão encontra-se a Praia do Molhe Leste. Em pleno areal desta praia, experimente no Xakra Beach Bar a famosa salada de raia ou o choco frito com maionese de lima.

4. Odeceixe

Na bela Costa Vicentina, uma das nossas praias favoritas é a Praia de Odeceixe, na fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Aqui, a Ribeira de Odeceixe encontra o Oceano Atlântico, o que permite ter diferentes experiências e até diferentes temperaturas de água.

Odeceixe
Odeceixe créditos: DR

A nossa sugestão de restaurante nesta zona obriga a rumar um pouco a norte de Odeceixe. Delicie-se com os pratos de peixe e marisco no restaurante A Azenha do Mar, junto à praia com o mesmo nome. Como este restaurante não aceita reservas, na época alta convém ir cedo e com disponibilidade para aguardar por uma mesa enquanto ataca alguns dos petiscos disponíveis. Depois da espera, a nossa sugestão vai para a massa ou o arroz de tamboril ou, em alternativa, a feijoada de chocos.

5. Algarve

A Praia da Marinha é considerada uma das praias mais bonitas da Europa, com as suas características falésias. Localizada na parte central do Algarve, perto de Lagoa e do Carvoeiro, é também conhecida pela sua areia dourada e água azul.

Algarve central
Falésias características desta zona do Algarve créditos: DR

Mais próximo da Praia de Benagil, vá a’O Algar, um restaurante familiar que oferece uma bela paisagem, a acompanhar peixe e marisco. Aqui a nossa sugestão é o peixe fresco do dia, como o cantaril. Como alternativa tem sempre a tradicional cataplana.

6. Madeira

Na ilha da Madeira, há duas praias que nos ficaram na memória e que vale a pena conhecer, a Praia do Seixal e a Prainha, ambas com a tão característica areia preta. É uma areia muito fina e diferente das praias de areia branca do continente.

Madeira
Lapas créditos: DR

Mas como o objetivo é petiscar com o mar como pano de fundo, escolhemos a Praia da Madalena do Mar, noutra zona da ilha. Descontraia na colorida esplanada d’A Taberna da Madalena, sobre os calhaus da praia. Aqui, experimente o tradicional bolo do caco e as lapas grelhadas – das melhores que comemos na ilha.

Acompanhe as nossas viagens no Instagram do Explorandar. Será um prazer encontrarmo-nos por lá!

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.