Originalmente construído em 1907, como terminal de transporte e armazenamento, foi reconstruído pelo Departamento de Marinha e Aviação de Nova Iorque em 1952, e, com o passar do tempo, o Pier 57 tornou-se uma parte significativa da história da cidade e ganhou um lugar no Registo Nacional de Locais Históricos.

Graças aos esforços conjuntos de várias entidades (Hudson River Park Trust, Google, Jamestown, James Beard Foundation, RXR, Youngwoo & Associates e The Baupost Group), o Pier 57 foi cuidadosamente remodelado, tendo hoje em dia uma função comunitária que honra a sua história.

No local encontramos uma multiplicidade de projetos ligados à gastronomia, arte, cultura, natureza, sempre com a vista deslumbrante para a linha de água e um forte sentido de comunidade e de ajuda ao próximo.

No andar térreo encontramos o Market 57, um espaço polivalente onde convivem cerca de 15 conceitos gastronómicos, bem como uma cozinha “comunitária” centrada na missão chamada PLATFORM by JBF (James Beard Foundation), e um programa chamado Good to Go by JBF, que rotativamente apresenta um chef onde são ministradas formações e ações especiais sempre com a curadoria da organização sem fins lucrativos Fundação James Beard.

Market 57
Market 57 créditos: DR

O Market 57 funciona como uma incubadora para pequenas empresas locais e empreendedores do setor alimentar, com foco em conceitos gastronómicos cujos proprietários / fundadores são mulheres e BIPOC – “black, indigenous, and people of color”.

Entre os diversos conceitos gastronómicos encontramos: Ammi, Bessou, Bird & Branch, Due Madri, Local Roots, LoLo's on the Water, Malai, Mijo, Mothershuckers, Nom Wah, Harlem Hops, The Galley by Lobster Place, The Good Batch e Zaab Zaab.

Tivemos a oportunidade de degustar as iguarias de alguns dos espaços, assim como falar um pouco com quem os desenvolve. Este é um conceito que nos apaixona, espaços coletivos de alimentação, multiculturais, genuínos, e todos representam uma missão comum, a homenagem às tradições, cultura, street food, a chamada verdadeira comida da terra, e um sentido de ajudar o próximo que se sente em cada palavra, sabor e cheiro.

3 conceitos gastronómicos que testámos

Zaab Zaab é um restaurante que representa a gastronomia do norte da Tailândia, servindo verdadeiros sabores da região nordeste de Isan, Tailândia.

As especialidades de Zaab Zaab incluem mieng pla pow, tilápia assada com crosta de sal e carvão marinada em cominho, alho e pimenta branca recheada com folhas de pandan e erva-príncipe, e koy nuer, carne crua picada com khao klua (arroz torrado em pó), pimenta e folhas de limão fritas, entre outras.

Zaab Zaab
Zaab Zaab créditos: DR

Lolo’s On The Water: os chefs Raymond Mohan e Leti Skai Young compartilham sua paixão pelos sabores caribenhos no LoLo’s on the Water; um “recriar” do seu Harlem Mainstay, LoLo’s Seafood Shack.

A experiência do LoLo é inspirada nos restaurantes à beira-mar; conhecidos como lolos, locais que servem como ponto de encontro para moradores e viajantes, apresentando o pescado diário combinado com o estilo de churrasco da ilha. O menu é inspirado nas suas raízes caribenhas e nas viagens que os proprietários fizeram  para mais de 50 países. O significado não oficial de LoLo é o de propriedade local, operação local.

Empanadas, camarões com molho de coco, fish & chips e tacos são algumas das suas especialidades.

O conceito Mijo foi criado pela chef Fany Gerson e pelo seu marido, Daniel Ortiz de Montellano, ambos nativos da Cidade do México.

Durante a pandemia, Fany e Danny começaram a preparar refeições para funcionários de hospitais e comunidades carentes, mais tarde criaram um conceito gastronómico surpreendente a que chamaram de “El Newyorkino”, preparando pratos mexicanos caseiros para entregar diretamente nas casas dos consumidores, e já com instruções de reaquecimento.

Mijo
Mijo créditos: DR

Algum tempo depois nasce o Mijo, que é um termo carinhoso em espanhol que significa “meu filho”, o conceito é inspirado no seu filho Gael - tudo no Mijo é inspirado por e para ele.

O menu é uma mistura de alguns de seus estilos caseiros favoritos, e street food da Cidade do México, usando os melhores ingredientes, das melhores localizações e produtores. Tacos, volcanes, abrazadas, totopos e todas as iguarias que os mexicanos adoram. Um festim gastronómico!