Com mais de uma década de trabalho em Espanha, o grupo La Andaluza resolveu cruzar a fronteira e explorar o país vizinho. Desde outubro a experiência tem corrido muito bem numa das ruas mais emblemáticas do Porto e que precisa de mais vida para além do comércio.

O número 488 da Rua de Santa Catarina foi o escolhido para acolher o primeiro restaurante La Andaluza em Portugal. Noelia Ariza, uma das proprietárias, apaixonou-se pela cidade depois de umas férias de verão passadas na Invicta e, no ano seguinte, acabou por escolher o Porto para começar o negócio.

Em Lisboa, por causa do boom turístico, “os preços estão muito inflacionados”, explicou Noelia Ariza ao SAPO Viagens. Por isso, a escolha do local recaiu no Porto, além de ser uma cidade “muito bonita” e com “pessoas muito amáveis”, refere a espanhola, que agora divide a vida entre Porto e Madrid.

Os preços acessíveis, com tapas que podem começar nos dois euros, são uma marca do La Andaluza, mas as diferenças para outros restaurantes de tapas não ficam por aí. “Nós temos as autênticas tapas espanholas, as mais típicas, com produtos vindos de Espanha, um chef espanhol e cozinheiros formados por uma pessoa de Sevilha”, garante Noelia Ariza.

Tudo isso num ambiente acolhedor, com uma decoração arrojada, a pensar nos diferentes tipos de pessoas que vêm ao espaço. Os turistas têm estado, para já, em maioria, correspondendo a 80% dos clientes. Mas os portuenses já começam a deixar-se encantar por esta experiência gastronómica tão típica dos nuestros hermanos, onde o mais importante é conviver e partilhar. Todos os dias, há menus de almoço (sopa, duas tapas, bebida e café por 7 euros) e happy hour das 16h às 20h (uma bebida e uma tapa do dia por 2,50 euros).

Apesar de afirmar-se como uma casa de tapas espanholas, no menu do La Andaluza também se encontram pratos e vinhos portugueses, num casamento harmonioso entre as duas gastronomias. Os ovos rotos com alheira e o bacalhau ao estilo da avó são, por exemplo, dois pedidos de sucesso no restaurante.

Para provar que as tapas são uma refeição versátil, o La Andaluza tem um horário alargado e várias opções no menu que podem ser facilmente combinadas num almoço, lanche ou jantar. Caso vá para uma refeição mais alargada, não se esqueça de provar as sobremesas – o brownie caseiro e o sorvete de tangerina são imperdíveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.