As receitas de ghuzi variam, mas alguns restaurantes no Dubai preparam-no marinando a carne de cordeiro em especiarias como alho, gengibre, cardamomo, canela, louro e açafrão por pelo menos 8 horas. A carne marinada é então cozida no forno por mais 4 horas, em fogo baixo, até que fique com uma cor castanha-avermelhada. Assim que a carne está pronta para ser servida, é colocada sobre uma cama de arroz que por sua vez foi cozido lentamente no caldo do refogado do cordeiro, e guarnecido com passas, amêndoas, cajus ou pistácios.
Aprenda aqui a preparar uma versão mais simples e rápida desta receita, que dispensa a marinada:
INGREDIENTES
Para o cordeiro
1,5 kg de cordeiro, desossado, sem excesso de gordura. Reserve os ossos.
Sal e pimenta moída na hora
1 pedaço de gengibre fresco, descascado
5 dentes de alho
2 pitadas de fios de açafrão
4 colheres (de sopa) de azeite extra-virgem
2 cebolas médias picadas
6 vagens de cardamomo
4 cravos
3 folhas de louro
2 paus de canela
1 colher (de sopa) de pimenta preta
¼ chávena de manteiga derretida
2 colheres (de sopa) de pasta de tomate
Para o arroz e batatas
2 chávenas de arroz basmati
500 g de batatas cortadas pela metade se forem grandes
6 colheres (de sopa) de azeite extra-virgem
Sal e pimenta moída na hora
Raspas de 1 laranja, mais 2 colheres (de sopa) de sumo de laranja fresco
1 colher (de sopa) de mostarda Dijon
1 colher (de sopa) de vinagre balsâmico branco
2 chávenas de rúcula
½ chávena de amêndoas, cajus ou pistácios picados
PREPARAÇÃO
Prepare o cordeiro: tempere generosamente com sal e pimenta. Rale 5 cm de gengibre e 2 dentes de alho numa tigela pequena. Adicione 1 pitada de açafrão e esfregue a mistura uniformemente no interior do cordeiro.
Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa panela grande de fundo grosso em fogo médio-alto. Adicione os ossos do cordeiro e cozinhe cerca de 20 minutos. Adicione o cordeiro e continue a cozinhar, virando ocasionalmente, até dourar por todos os lados, 8 a 10 minutos; transfira para o prato junto com os ossos. Limpe qualquer gordura restante com uma toalha de papel.
Adicione a cebola e as 2 colheres de sopa de azeite restantes à panela e cozinhe até dourar e amolecer, 10 a 12 minutos. Esmague os 3 dentes de alho restantes, corte o gengibre restante em fatias de 2,5 cm e adicione ambos à panela junto com os ossos e a carne de cordeiro, cardamomo, cravo, louro, canela, pimenta e 1 pitada de açafrão.
Adicione água suficiente para cobrir o cordeiro. Leve a ferver; reduza o lume depois de ferver, tape a panela e cozinhe até que o cordeiro esteja quase macio, cerca de 2 horas. Retire os ossos.
Pré-aqueça o forno a 160º C. Transfira o cordeiro para uma assadeira. Coe o líquido do cozimento e reserve. Combine a manteiga e a pasta de tomate e tempere com sal. Pincele a mistura de manteiga por todo o cordeiro e depois asse, pincelando ocasionalmente com os sucos, até ficar macio, 1 e meia a 2 horas.
Prepare o arroz e as batatas: Pré-aqueça o forno a 230º C. Coloque o arroz numa tigela e adicione água suficiente para cobri-lo. Agite a água para enxaguar o arroz e escorra. Repita o processo mais 3 a 4 vezes até que a água fique limpa. Cubra o arroz com água limpa, deixe de molho por 30 minutos e depois escorra.
Numa assadeira misture as batatas com 2 colheres de sopa de azeite; Tempere com sal e pimenta. Disponha numa única camada e leve ao forno até que as batatas estejam macias quando furadas com um garfo, cerca de 30 minutos. Antes de servir, re-aqueça as batatas no forno, se necessário.
Enquanto isso, coloque o arroz numa panela grande junto com 3 e meia chávenas do líquido reservado para cozinhar o cordeiro. Tempere bem com sal. Deixe ferver, tape e cozinhe até o arroz ficar macio, cerca de 15 minutos.
Numa tigela pequena, misture as raspas e o sumo de laranja. Junte a mostarda, o vinagre e as 4 colheres de sopa de azeite restantes; Tempere com sal e pimenta. Regue o molho sobre a rúcula e misture bem.
Para servir, transfira o arroz para uma travessa grande. Coloque o cordeiro desfiado no centro da travessa e polvilhe com as passas, os cajus ou pistácios.
Sirva com as batatas, a rúcula e o restante do líquido de cozimento do cordeiro reservado, ao lado.
Receita adaptada, com algumas alterações, do site Martha Steward
Comentários