A ilha de São Miguel é conhecida por muitos motivos, desde as suas lagoas e os seus campos verdejantes até às fontes de água termal e, claro, a sua gastronomia única. Esta ilha açoreana tem diversas tradições gastronómicas que conquistam quem a visita, desde o seu famoso cozido até aos seus doces típicos. Mas nem só de tradição vive a ilha e, alguns restaurantes, oferecem opções inovadoras e sabores de todo o mundo, confeccionados com os produtos da região.

Seja qual for a sua preferência, numa visita a São Miguel, irá comer bem e ter experiências gastronómicas que o irão surpreender.

Cozido das Furnas

É talvez o prato mais famoso de São Miguel e ninguém pode visitar esta ilha açoreana sem provar o tradicional cozido das Furnas. Depois de todos os ingredientes terem sido colocados numa panela enterrada no solo durante cerca de cinco horas, o cozido estará pronto a ser saboreado num dos vários restaurantes da zona. O restaurante do Terra Nostra Garden Hotel serve o cozido na sua versão tradicional e também numa versão vegetariana. Para sobremesa, restaurante do Terra Nostra Garden Hotel tem várias opções incluindo uma recriação do limão tradicional limão galego típico da zona.

Cozido das Furnas
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Bolo Lêvedo

Numa visita a São Miguel é, praticamente, impossível não nos cruzarmos com um bolo lêvedo em cima da mesa. E ainda bem. Nas Furnas, encontra os dois maiores produtores desta especialidade, Maria da Glória Moniz e Rosa Quental. O bolo, em formato redondo e não muito alto, é composto por ovos, farinha, açúcar, manteiga, fermento, leite e sal. Pode ser saboreado ao pequeno-almoço, com manteiga e compotas, mas serve também como base de hambúrguer, tendo-se tornado uma verdadeira imagem de marca da região.

Queijadas de Vila Franca do Campo

Em São Miguel, não podemos deixar de provar as famosas Queijadas de Vila Franca do Campo, originalmente produzidas por freiras do Convento de Santo André, o primeiro dos Açores da 1ª Regra de Santa Clara, edificado em 1533. As mais famosas são as da pastelaria do Morgado, onde é possível ver - através do vidro - o processo de produção.

Queijadas de Vila Franca do Campo
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Rei dos Queijos

Os amantes do queijo vão deliciar-se com os queijos dos Açores, que são servidos como entrada em vários restaurantes da ilha. Para estas e outras iguarias, visite o Rei dos Queijos, no Mercado do Graça, no centro de Ponta Delgada.

Uma chávena de chá Gorreana

A Gorreana é a mais antiga e, atualmente, a única plantação de chá da Europa. Na visita à fábrica, é possível ver toda a maquinaria usada na durante a produção, desde a colheita das folhas, até ao embalamento das saquetas de chá. No final da visita, não pode deixar de passar pela loja e beber um chá - verde ou preto.

chá Gorreana
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Sabores do mundo no Santa Bárbara Eco-Beach Resort

No restaurante do Santa Bárbara é possível encontrar pratos regionais, mas também pratos de todo o mundo, confeccionados com produtos locais. Poderá viajar por sabores do oriente, da Índia ao Japão, numa descoberta inesperada de especiarias exóticas e sabores autênticos. Há sushi e sashimi e bao's de carne de vaca dos Açores estufada nas furnas, entre muitas outras delícias gastronómicas.

Santa Bárbara Eco-Beach Resort
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Restaurante do Grand Hotel Açores Atlântico

O restaurante do Grand Hotel Açores Atlântico tem uma vista incrível para a marina e oferece várias opções deliciosas, onde os sabores tradicionais ganham novas versões criativas e ousadas. O menu inclui pratos como veado com castanha e cogumelos, cherne com cremoso de mexilhão e, para sobremesa, pudim de chá.

Restaurante do Grand Hotel Açores Atlântico
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Botequim Açoriano

Rabo de Peixe, o restaurante Botequim Açoriano serve pratos típicos e sabores tradicionais de São Miguel. O peixe fresco é um dos pontos fortes do espaço. Uma das entradas que não pode deixar de pedir é a queijada de linguiça, inhame e queijo da ilha. Para prato principal, destaca-se o peixe-porco com batata doce e, para sobremesa, o tradicional pudim de feijão.

Botequim Açoriano
créditos: Susana Sousa Ribeiro
Publicado originalmente a 31 de janeiro de 2022.