Os botecos são, na sua origem, nada mais do que estabelecimentos humildes que servem bebidas e pratos deliciosos, a preços acessíveis. Eles fazem parte do quotidiano carioca; o lugar perfeito para um lanche, uma bebida fresca em dias quentes, ou simplesmente para encontrar com os amigos, para conversar e relaxar no final de um dia de trabalho. Para comer como um local e experimentar sabores verdadeiramente brasileiros. Deixamos-lhe algumas dicas:

1. Bolinho de Bacalhau

Esta iguaria frita, que combina batata, bacalhau, ovo, cebola e salsa, é uma herança portuguesa ainda muito popular entre os cariocas. Ligeiramente crocantes por fora, macios e cremosos por dentro, são o acompanhamento perfeito para uma cerveja gelada.

2. Picadinho

Carne cortada aos cubos e cozida em água com cebola, batata e cenoura, geralmente servida com arroz branco, feijão preto e, por vezes, farofa, banana frita ou mesmo um ovo, por forma a juntar todos os ingredientes. É uma ótima opção para depois de uma longa noite de folia.

3. Biscoito Globo

Biscoito Globo
créditos: Bernardo Barlach/CC

Este biscoito de farinha de mandioca está disponível nas versões doce e salgada, sendo facilmente encontrado em padarias e nas praias, pelas mãos de vendedores ambulantes. É um tradicional lanche de praia, sendo inclusive considerado uma parte integrante do património cultural da cidade.

4. Feijoada Carioca

Este refogado de feijão preto e carne de porco é tradicionalmente servido com farinha de mandioca, arroz branco e couve. É um prato pesado, combinando especialmente bem com uma caipirinha.

5. Podrão

Esta versão melhorada do tradicional cachorro-quente pode ser encontrada junto dos locais mais populares da noite carioca, onde vendedores ambulantes saciam a fome dos noctívagos. Além do pão e salsicha servidos com molhos, o podrão inclui batatas fritas, milho, queijo parmesão, ervilhas, azeitonas e mesmo ovo. É uma escolha popular quando o dinheiro é pouco e a fome é muita!

6. Bolinho de feijoada

Desfrute de uma feijoada em pequenas porções. Estas bolas fritas são recheadas com feijoada e revestidas de farinha. O bolinho de feijoada é habitualmente servido com torresmo e acompanhado por uma caipirinha.

7. Açaí

Açaí
créditos: Antonio Silveira/CC

Este batido de açaí congelado é normalmente servido com granola e banana, sendo em seguida combinado com outras frutas e xarope de guaraná. É opção saudável geralmente vendida nos quiosques ao longo das praias, assim como bares especializados na venda de sumos naturais.

8. Caldo Verde

Este é outro prato que reflete a herança portuguesa. Trata-se de uma simples sopa feita com batatas, couve, azeite e sal, servida com fatias de chouriço.

9. Filé à Osvaldo Aranha

Este filet mignon é temperado com alho frito e servido com batatas fritas, arroz branco e ovos mexidos.

10. Pastel

Pastel
créditos: Christian Benseler/CC

Este clássico da culinária brasileira é um simples pastel com uma massa fina e crocante, recheado com quase tudo o que se possa imaginar. De feijão a camarão, queijo, carne e legumes, cada estabelecimento tem a sua própria especialidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.