Este ensopado existe desde o final do século XVI e foi trazido para Madrid por imigrantes das Astúrias. Considerado inicialmente um prato dos “pobres” por ser feito com as partes descartadas nos mercados de carne, hoje é uma especialidade reverenciada e oferecida no menu de muitas tabernas da capital espanhola.
Os melhores callos são servidos com morcilla (morcela), chouriço e o famoso jamón (presunto) espanhol e servidos, num dia frio de inverno, com pão e um copo de vinho tinto, aquecem verdadeiramente a alma. Tudo bons motivos para experimentar esta iguaria na sua próxima viagem a Madrid.
INGREDIENTES
- 1 kg de mão de vaca
- 1 1/2 cebola
- 2 cenouras
- 1 fatia de limão
- Piri-piri a gosto
- 1 fio de azeite
- 4 dentes de alho
- 200 g de polpa de tomate
- 500 ml de caldo de carne
- 1 chouriço de carne
- 2 morcelas
- Sal a gosto
- Coentros a gosto
PREPARAÇÃO
Comece por arranjar a mão de vaca, lavando e tirando quaisquer pelos que possam existir. Corte em pedaços e coloque numa panela com água a ferver. Adicione sal e deixe cozer por 15 minutos.
Deite a água de cozedura fora, coloque nova água, deixe ferver e acrescente novamente a mão de vaca, as cenouras, meia cebola, um dente de alho, e uma rodela de limão. Tempere com sal e piri-piri e deixe cozinhar até a mão de vaca estar bem tenra.
Reserve as cenouras e o caldo de cozedura previamente coado. Retire os ossos e os nervos da mão de vaca e corte o restante em pedacinhos.
Aqueça um pouco de azeite e junte uma cebola e os dentes de alho bem picados. Acrescente a polpa de tomate e refogue durante alguns minutos. Adicione os pedacinhos de mão de vaca e deixe cozinhar durante cerca de 8 minutos.
Junte o caldo de cozedura e as morcelas, inteiras, e cozinhe por mais 30 minutos.
Ao fim deste tempo, adicione o caldo de carne, o chouriço de carne em rodelas, as morcelas, também em rodelas e as cenouras fatiadas.
Cozinhe por 15 minutos, retifique o tempero acrescentando mais sal ou piri-piri se necessário.
Sirva quente e com coentros picados por cima.
Comentários