Mesa marcada para as oito em ponto. Carro estacionado, descida em direção ao Largo de São Carlos, onde do outro lado da rua está outra joia da coroa do ‘chef’ Avillez: O Belcanto, o primeiro restaurante em Lisboa distinguido com duas estrelas Michelin. Desta vez, a nossa escolha foi o Café Lisboa, situado no teatro de São Carlos. Fomos encaminhados para uma mesa mais reservada na sala. A decoração é clássica com alguns apontamentos modernos como os candeeiros feitos com garrafas.

O ambiente é intimista. Antes de nos dar a ementa, o empregado pergunta-nos se queremos água ou champanhe. Optámos por água, enquanto dávamos uma vista de olhos no menu. Ainda veio o ‘couvert’ com pão, manteiga de alheira e um molho de cenoura. Quem quisesse tinha uma lista de petiscos, como favinhas de coentrada, farinheira frita com ovo ou recheio de santola frio.

A escolha dos pratos adivinhava-se difícil: Bacalhau à Brás com “Azeitonas Explosivas”; Arroz de Polvo; Risotto de Cogumelos Portobello, Bife à Café Lisboa ou Pastéis Lisboa com Arroz de Grelos são alguns dos muitos pratos à disposição dos clientes. Pedimos os Pastéis Lisboa (massa muito suave, crocante e recheio delicioso), acompanhados por um vinho do Alentejo.

Depois de hora e meia, onde pusemos a conversa em dia, chegou a vez das sobremesas. Escolhi uma torta de laranja com sorvete de laranja e um copo de vinho de Porto. A minha companhia terminou o jantar com um pastel de nata (receita da casa) que, quem sabe, poderá ser candidato a prémios futuros. Satisfeitos com o jantar e o serviço deixámos o restaurante perto das 23h00, a tempo de dar um passeio pela Baixa (ainda mais bonita no Natal).

Contactos

Café Lisboa

Largo de S. Carlos, 23, Lisboa

+ 351 211 914 498

reservas@joseavillez.pt

http://www.cafelisboa.pt/pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.