A culinária internacional é, cada vez mais, uma presença constante nas nossas escolhas diárias. O sushi e sashimi japonês já não nos surpreendem, o ceviche sul americano ocupa as mesas de restaurantes por todo o mundo, enquanto as tendências escandinavas se popularizam entre os amantes da gastronomia.

No entanto, são muitos os que desconhecem o potencial deste pequeno peixe prateado, que abunda nas águas frias do Atlântico Norte e do oceano Pacífico. Os holandeses conhecem-no bem, sendo uma parte importante da sua identidade gastronómica.

Se viajar pelos prazeres da gastronomia é uma das suas atividades preferidas em viagem, então provar esta iguaria nacional deve fazer parte de qualquer visita aos Países Baixos.

Ninguém deixaria Paris sem provar os famosos macaroons e os amanteigados croissants. O internacional Fish ’n’ chips é já uma combinação obrigatória para quem viaja para Londres. Quanto à pizza, esta é quase omnipresente, mas a verdadeira pizza italiana não pode ficar de fora de qualquer viagem ao país em forma de bota.

Sendo assim, porque excluiria do seu menu o arenque cru quando em visita aos Países Baixos? Além disso, é rico em Omega-3.

O peixe é um elemento importante da cozinha holandesa, sendo este um país com uma relação próxima ao mar. Não é por isso de admirar que os holandeses tenham criado um processo específico de preservação deste pequeno peixe. O peixe é limpo a bordo dos barcos de pesca, sendo removido tudo à exceção do pâncreas, cujas enzimas asseguram a preservação do peixe durante o processo de salmoura.

A temporada do arenque é um evento importante nos Países Baixos. Tem início no final da Primavera, quando o entusiasmo pelo Hollandse nieuwe, ou arenque novo, atinge o seu auge.

Em qualquer cidade dos Países Baixos é possível encontrar bancas de peixe, conhecidas como haringhandles. Servem filetes de arenque, esventrados e fatiados, com de cebola picada e pickles, degustados com o auxílio de um palito patriótico, que ostenta a bandeira do país.

No entanto, a forma tradicional de comer arenque cru é mais desafiadora: segure o peixe pela cauda, incline a cabeça para trás e coloque-o inteiro na sua boca. Irá sentir-se um verdadeiro holandês! Na sua próxima visita, não deixe de experimentar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.