Foto: La Graciosa. Por: Jorge Fernández Salas @ Unsplash  

Com a chegada da primavera, a vontade de viajar — ou de simplesmente estender a toalha numa praia paradisíaca — começa a aumentar. Se ainda não tem planos, mas quer fazer uma pausa, considere as Ilhas Canárias, um paraíso rico em diversidade. Eis o que precisa de saber antes de viajar.

Porquê visitar as Canárias?

O clima, a proximidade e a diversidade são bons motivos, mas há mais. Descubra mais a seguir:

Mais do que praia e sol

Se procura mais do que praia e sol, Gran Canaria pode ser o destino certo. Para além de praias de areia branca e lava negra, Gran Canaria oferece programas culturais aliciantes. Saiba mais aqui.

Mergulhar e fazer trilhos

Gosta de fazer trilhos e explorar a natureza? Tenerife tem, para além de praias,  muitos trilhos que se podem fazer para explorar o vulcão do Teide e outras áreas montanhosas como barrancos e florestas. Veja nesta galeria.

Descobrir a casa Canária de Saramago

Lanzarote é a ilha mais oriental do arquipélago. Terra de vulcões adormecidos, paisagens áridas, é a casa Canária de Saramago. Vários artistas encontraram um lar nesta ilha que promete transportá-lo para lá da Terra. As razões porque Lanzarote não fica na terra e sim na Lua encontram-se aqui.

Calor, descanso e um pouco de aventura

Procura praias de água azul cristalina, resorts de luxo e um pouco de aventura? Veja porque Fuerteventura pode ser a ilha que quer visitar em breve aqui.

Turismo do vulcão

A erupção do Cumbre Vieja, dada como terminada em dezembro de 2021, transformou certas partes da ilha de La Palma. A lava cobriu 1.250 hectares de superfície e até alargou a ilha: os dois fluxos que atingiram o mar formaram novas fajãs, uma de 44 hectares e a outra de cinco hectares, segundo autoridades locais. Agora, a ilha atrai turistas que querem ver as consequências da erupção. Segundo o jornal Público, a procura de excursões sob o mote do vulcão cresceu e as autoridades estão a investir na promoção desta ilha, que é das menos visitadas do arquipélago. Veja imagens de La Palma depois da erupção aqui.

Para além destas ilhas, ainda pode visitar La Gomera, ideal para os amantes da natureza, El Hierro, que se destaca pela sua diversidade, e La Graciosa, um pequeno paraíso para quem procura um ambiente tranquilo e natureza virgem.

O que não pode faltar na mala?

Ainda que cada ilha tenha as suas especificidades, recomenda-se que leve protetor solar para cada uma delas. Ainda que as temperaturas sejam simpáticas ao longo do ano, leve peças de roupa quentes, especialmente se pretende fazer trilhos ou visitar o vulcão Teide, em Tenerife.

Quando visitar as Ilhas Canárias?

Qualquer altura do ano é recomendada, contudo, no verão registam-se temperaturas mais altas.

Requisitos de entrada nas Canárias

Cidadãos portugueses, da União Europeia, Suíça, Noruega, Islândia e Liechstein só precisam de apresentar o passaporte ou o cartão de cidadão válido na chegada ao aeroporto.

O arquipélago das Ilhas Canárias pertence a Espanha. Descubra a que distância está das Ilhas Canárias neste site.

Que medidas de segurança vai encontrar?

Uma vez que as medidas encontram-se sempre em atualização, o melhor será consultar o site do Turismo das Canárias.

O Turismo das Canárias indica que é obrigatório descarregar a aplicação de alerta de contágios RadarCOVID  — disponível para iOS e para Android —, que lhe permite receber notificações sobre o risco de exposição à COVID-19 de acordo com a sua localização.

Atualmente, é obrigatório utilizar máscara (a partir dos seis anos) em espaço públicos fechados e em espaços ao ar livre onde não é possível manter a distância de segurança (1,5 metros). Também deve colocar máscara nos transportes públicos.

No caso de ser fumador, importa saber que não pode fumar ou utilizar dispositivos de inalação de tabaco sempre que não for possível garantir uma distância de segurança de dois metros. Para além disto, não é permitido fumar enquanto se desloca pela via pública.

Como faço para viajar entre ilhas?

Tanto pode viajar através das companhias aéreas Binter e Canaryfly, que realizam trajetos interinsulares, como via marítima com a Fred Olsen, a Armas, a Biosfera e as Líneas Romero.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.