A pequena ilha de Fuerteventura nas Canárias tem cerca de 1600 quilómetros quadrados repletos de paisagens fascinantes e praias cristalinas.

As cidades de Correlejo no norte e Playa del Matorral no sul são alguns dos destinos de praia mais populares, onde poderá encontrar os maiores resorts da ilha, mas uma pequena viagem em qualquer direção revelará outros locais incríveis para relaxar ou para pequenas aventuras.

Em Forteventura algumas praias são rochosas, outras arenosas e muito negras devido aos grãos de areia vulcânicos, mas a água é sempre azul, cristalina e límpida. Neste pedaço de terra vulcânica o sol brilha quase 360 dias por ano, e esse é um dos fatores para que seja um destino cada vez mais procurado durante todo o ano por turistas.

Existem poucos lugares no mundo que são tão únicos como esta ilha, no interior árido da ilha não há muita vegetação ou áreas verdes. Poderá encontrar alguns arbustos dispersos pelas bermas das estradas, ou um bom punhado de palmeiras que parecem ter sido colocadas estrategicamente para criar um ambiente surreal e perfeito.
No geral, o tempo parece que parou nesta ilha onde os semáforos são uma raridade e a conservação tem prioridade sobre o desenvolvimento.

Para tirar o máximo partido da sua visita, alugue um carro no aeroporto e comece a sua viagem em direção a Morro Velosa, onde pode desfrutar de uma excelente vista sobre as montanhas e águas azuis de toda a ilha. O museu oferece uma visão de como a ilha se formou, como os habitantes locais sobrevivem e os desafios ecológicos enfrentados por Fuerteventura.

A partir daqui, pare na pitoresca cidade de Betancuria para admirar a catedral e desfrutar de um saboroso almoço na Casa Santa Maria.

O antigo porto de pesca de El Cotillo merece uma visita. É possível passear entre as suas casas azuis e brancas que o farão sentir como se tivesse entrado numa cidade tradicional grega. O comércio de pesca está extinto, mas os restaurantes ainda servem peixe apanhado diariamente no oceano, e é a localização perfeita para ver o pôr-do-sol com uma bebida gelada na mão.

Perto do antigo porto está o farol vermelho e branco de Tostón, outro marco importante que terá de visitar.

Se tudo isto for demasiado relaxante para a sua viagem, dirija-se diretamente a Playa Sotavento, sede do campeonato mundial de windsurf, e experimente um desporto aquático. A isla de Lobos, que pode ser visitada por ferry desde Corralejo, é conhecida pelos seus excelentes programas de mergulho, embora possa ver uma vasta vida marinha onde quer que mergulhe na água em torno de Fuerteventura.

Se ficar em Corralejo, não deixe de passar algum tempo no Parque Natural de Corralejo e na suas areias douradas. Este parque é um mar de dunas, onde também é habitual avistar cabras. Apesar da pouca vegetação na ilha, este animal é o símbolo de Fuerteventura e produz um excelente queijo - chamado queijo majorero -  que faz as delícias dos locais e de quem visita Fuerteventura.