O município tem como limites, a norte a Covilhã, Belmonte e Sabugal, a leste, Penamacor e Idanha-a-Nova, a sul Castelo Branco e a oeste por Pampilhosa da Serra.

É também a base perfeita para explorar as Aldeias Históricas de Portugal, montanhas - com destaque para a Serra da estrela e Serra da Gardunha -, caminhadas, praias fluviais, assim como conventos e outros locais históricos.

A cidade é conhecida mundialmente pela maravilhosa Cereja do Fundão.

Cereja do Fundão
Cereja do Fundão créditos: Viagensa4

O QUE VISITAR

São muitos os pontos de interesse, a sua centralidade pode levar-nos facilmente até à Serra da Estrela, Belmonte, Covilhã, Serra da Gardunha, mas vamos focar-nos no concelho do Fundão.

Aldeia de Janeiro de Cima

Janeiro de Cima é uma das 27 aldeias que compõem a “Rede de Aldeias do Xisto”, a sua principal característica arquitetónica é a alvenaria em pedra de xisto salpicada por seixos rolados provenientes das margens do rio Zêzere.

Janeiro de Cima
Janeiro de Cima créditos: Viagensa4

Ruas estreitas, pátios floridos e a mostra das suas tradições - por exemplo a Casa das Tecedeiras e o seu linho - fazem parte das atrações.

Somos rodeados pela montanha e pela beleza da aldeia, ficando imbuídos de uma sensação de genuinidade, incomparável.

Aldeia de Castelo Novo

Castelo Novo é uma das 12 “Aldeias Históricas de Portugal”, fica localizada em plena Serra da Gardunha. Numa paisagem em anfiteatro natural, esta aldeia oferece uma beleza mística e envolvente, despertando a curiosidade de qualquer um.

É um património arquitetónico único, que nos inspira, nos cativa, desde o som da água que brota das fontes, o granito que ergue a aldeia e desenha as casas, a calçada romana, as praças e as suas capelas, nunca esquecendo a rica gastronomia que por ali impera.

Castelo Novo
Castelo Novo créditos: Viagensa4

Moagem do Centeio – Centro de interpretação (Fundão)

Neste espaço museológico é feita a reconstituição do circuito de transformação do cereal, em máquinas de madeira utilizadas na década de 20. Constitui um importante testemunho da arqueologia industrial, preservação de um património técnico, económico e social da história da cidade e da região.

Parque Verde Urbano do Fundão

O Parque Verde é um espaço de lazer, bem-estar, desporto, aventura e fitness. Para a prática destas atividades estão disponíveis bicicletas, segways, bicicletas elétricas para aluguer, equipamento de cardio-manutenção e um serviço de check-up.

Para os miúdos existe um parque infantil com diversos divertimentos e obstáculos.

Fica localizado no centro da cidade, perto do pavilhão e piscinas municipais.

Centro Histórico do Fundão

A arte, a história e a cultura ocupam um lugar de destaque no Fundão, temos ao nosso dispor um riquíssimo património religioso e civil com um grande número de museus, igrejas, capelas e outros edifícios de importância. Casa dos Maias, Paços do Concelho ou a Capela de Santo António são alguns dos exemplos mais marcantes.

ONDE FICAR

A oferta de alojamento na zona é diversificada: alojamento local, solares, hotéis e até uma unidade de 5 estrelas.

Recentemente, estivemos alojados no Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa e na Cerca Design House, duas excelente propostas, distintas, mas ambas com enorme qualidade e familiares.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

O Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa é a primeira unidade hoteleira com a classificação de cinco estrelas no distrito de Castelo Branco. Resulta de uma notável reabilitação das ruínas do antigo Convento de Santo António, também conhecido por Convento do Seixo. Normalmente não associamos estes locais (hotéis boutique) a famílias, mas o Convento do Seixo é um hotel familiar, no espaço generoso, serviços e oferta de alojamento.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

Cerca Design House

A Cerca Design House é composta por 10 unidades de alojamento, 5 villas, SPA, piscina, sala de refeições, sala de estar e generoso espaço exterior para atividades. Resulta da recuperação de um antigo solar beirão com 300 anos de história, a sua fórmula vencedora encontra-se na fusão harmoniosa entre o século XVI e o design contemporâneo e exclusivo que apresenta. As villas – familiares – são um must.

Cerca Design House
Cerca Design House

ONDE COMER

Nas Beiras come-se bem, aliás, come-se muito bem. O Fundão tem uma oferta diversificada e de qualidade. A principal característica da gastronomia beirã é saber aproveitar os produtos de qualidade oferecidos pela terra.

Restaurante Boguinhas

Comida confeccionada com produtos locais e da época, excelente staff, espaço simpático e acolhedor. Grande destaque para os grelhados, um bom bife, cabrito, bacalhau, polvo… e mais não dizemos.

Rua Gil Vicente, Lote 124, Fundão 6230-479, Portugal
+351 275 751 794

Restaurante As Tílias

O Restaurante "As Tílias" apresenta uma ementa sazonal que reinventa as receitas tradicionais, apostando sempre em produtos regionais de elevada qualidade. O sabor da cereja faz-se sentir. Excelente acolhimento, simpatia e fácil estacionamento.

Rua dos Restauradores | Loja B R/C, Fundão 6230-496, Portugal
+351 275 772 269

Restaurante Pecado

Localizado no Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, apresenta um conceito fine dining, de cozinha de autor, executada e interpretada pelo Chef Executivo Rui Cerveira e respetiva equipa. Desta forma, o Pecado é uma proposta gastronómica que apresenta uma oferta inspirada na cozinha tradicional portuguesa, através de pratos que transmitem as histórias e tradição da região.

Quinta do Convento, 6230-045 Fundão
E-mail: info@conventodoseixo.com
+351 275 249 670

Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4

Artigo originalmente publicado no blogue Viagensa4

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.